Advogados ligados ao PT pedem adiamento do julgamento do mensalão


Documento entregue à presidente do TSE, que também integra o STF, alega que o cronograma atual causaria desequilíbrio nas eleições municipais de outubro


Um grupo de cinco advogados apresentou uma representação à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pedindo que ela interfira pelo adiamento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Corte que também integra. O grupo argumenta que, como o período do julgamento coincide com a campanha eleitoral, "o desequilíbrio em desfavor dos partidos envolvidos é evidente". 
Dois dos signatários trabalham no núcleo jurídico do PT: Marco Aurélio de Carvalho e Gabriela Shizue de Araújo. Oficialmente, entretanto, a iniciativa foi tomada de forma autônoma, sem influência do partido. "Sou, sim, coordenador do setorial jurídico do PT em São Paulo", confirma Marco Aurélio. "Mas essa matéria não foi objeto de deliberação do partido".
O material entregue nesta quarta-feira à Justiça Eleitoral cita os riscos da influência do julgamento sobre a campanha: "O julgamento avançará por todo o momento de apresentação e debate dos candidatos, com previsão de encerramento às vésperas da votação", diz o pedido.
O documento pede que Cármen Lúcia convença os colegas de STF a adiar o julgamento: "Requer-se respeitosamente que Vossa Excelência, na qualidade de presidente do tribunal que dirigirá as eleições municipais, pondere da possibilidade de externar as preocupações ventiladas nesta peça aos senhores ministros relator e revisor  do referido processo, além do senhor presidente e demais componentes do pretório excelso". Os advogados que assinam o documento não podem apresentar um pedido formal de adiamento do julgamento porque não representam nenhuma das partes envolvidas no caso.
O julgamento do mensalão está marcado para 2 de agosto. A previsão é de que as sessões se prolonguem por pelo menos um mês, coincidindo com a fase mais movimentada do período eleitoral. O primeiro turno das eleições municipais ocorre em 7 de outubro.

Postar um comentário

0 Comentários