O Centro Socioeducativo (CS) Feijó estimula os adolescentes em
conflito com a lei a encontrarem talentos através de oportunidades
pedagógicas e culturais. O trabalho da atual gestão aposta em um plano
de ação elaborado por toda a equipe, que resultou na evolução de todos
os jovens. Os socioeducandos que possuem melhor comportamento podem
sair para apresentar teatro de fantoches em creches e escolas, no
município de Feijó.
Os
socioeducandos que possuem melhor comportamento podem sair para
apresentar teatro de fantoches em creches e escolas, no município de
Feijó (Foto: Assessoria ISE)
“Alguns se destacam mais do que outros. Ainda assim, fazemos um
trabalho com todos eles. Os que evoluem mais lentamente no processo
socioeducativo também são inseridos nas atividades culturais e
profissionalizantes, mas dentro da unidade mesmo. Já os de
comportamento excelente têm direito a atividades externas. Claro que
tudo isso com um acompanhamento da nossa equipe técnica e de segurança”,
explica o diretor da unidade, Antônio Juracy.
Atualmente o CS Feijó atende 23 adolescentes em medidas
socioeducativas, sendo eles dos municípios de Tarauacá e Feijó. Segundo
Antônio Juracy, o plano de ação aponta um norte para os servidores com
três pilares: área comportamental (atuar); área afetiva (sentir); e
área cognitiva (pensar). Os adolescentes são estimulados a participarem
de grupos de diálogo com a equipe técnica onde todos esses desafios
são colocados no centro da conversa.
“Temos a oportunidade de aprender muitas coisas como orientação
sobre as drogas, a saúde, e a ter paciência. Hoje, eu prefiro o
atendimento psicossocial grupal, sendo que o individual também é muito
bom para os dias que estamos mais reservados. Cursos são oferecidos, os
atendimentos, as aulas, os jogos, saídas para as atividades externas”,
diz
um dos adolescentes da unidade.
Um destaque no trabalho desenvolvido no CS Feijó é o perfil do novo
agente socioeducativo. Muitos foram além da função de segurança, se
voluntariando em alguma tarefa extra na unidade, como professor de
Educação Física, por exemplo.
Para o socioeducador Sueriton de Souza, o trabalho conjunto aumenta
as chances de um bom resultado final. “A unidade demonstra um avanço na
área socioeducativa, com a aplicação de vários cursos
profissionalizantes. Apesar de algumas deficiências na estrutura
física, a equipe se empenha em realizar atividades culturais e datas
comemorativas”, afirma.
Para o presidente do ISE, Henrique Corinto, o CS Feijó é um exemplo
de socioeducação real. “Os servidores se empenham no trabalho e acabam
refletindo na mudança de cada um daqueles jovens. O Centro
Socioeducativo é só uma passagem, um momento na vida desses
adolescentes, e que precisa ser a mais educativa e cidadã possível”.
fonte
www.agencia.ac.gov.br
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