sociedade no enfrentamento à banalização da violência no país


Campanha ‘Conte até 10. Paz. Essa é a atitude’ faz referência à importância do autocontrole e da tolerância em casos propensos à violência
Com a intenção de prevenir mortes decorrentes de ações impensadas ou motivos fúteis, no dia 8 de novembro, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), será lançada a Campanha ‘Conte até 10. Paz. Essa é a atitude’. A temática faz referência à importância do autocontrole e da tolerância em casos propensos à violência. As atividades se estenderão durante o mês de novembro às demais unidades dos Ministérios Públicos Estaduais. No Acre, a campanha está sob a coordenação da procuradora-geral de Justiça, Patrícia Rêgo. Já a execução, por conta do gestor estadual da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), promotor de Justiça Rodrigo Curti; juntamente com membros da Comissão Permanente da Infância e da Juventude (Copeij) e da Comissão Permanente de Educação (Copeduc), procurador Carlos Maia e promotor Ricardo Coelho, respectivamente.
Despontando como uma campanha pela valorização da vida, as ações desenvolvidas pela campanha pretendem alcançar a sociedade em geral, mas principalmente os jovens que, segundo dados do Ministério da Justiça, são os principais autores ou vítimas da maior parte dos homicídios no país. “Pretendemos mobilizar a sociedade para comportamentos tolerantes diante de situações propensas a conflito, como discussões em bares, no trânsito, no ambiente doméstico, nas escolas, entre vizinhos etc.”, destaca o procurador Carlos Maia.
Engajar a sociedade civil é uma das estratégias da campanha no enfrentamento aos homicídios. Para isso, pretende atuar em duas frentes: combater a impunidade, qualificando a investigação e o julgamento dos crimes; e conscientizar os brasileiros para evitar atitudes e reações contra a vida, em situações de conflito. Segundo o procurador Carlos Maia, promotores das comarcas do interior do estado, que atuam no âmbito da infância e juventude, também estarão envolvidos nesse processo. “A eles serão confiadas, as tarefas de promover, disseminar e executar as ações de sensibilização e mobilização nos seus respectivos municípios”.
Para divulgação da campanha, serão produzidos vídeos, jungles e banners, além de uma cartilha elaborada em parceria com o Ministério da Educação, para orientar professores sobre como tratar o tema em sala de aula. A iniciativa também vai promover visitas de membros dos MPs e integrantes da Enasp às escolas públicas brasileiras para garantir o êxito das ações propostas.
A Campanha ‘Conte até 10. Paz. Essa é a atitude’ é fruto de uma parceria entre o CNMP, Enasp, o Ministério da Justiça (MJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Agência de Notícias - MP/AC

Postar um comentário

0 Comentários