Orkut completa nove anos com o futuro incerto

Orkut completa nove anos com o futuro incerto (© Divulgação)

Nesta quinta-feira, 24 de janeiro, o Orkut completa nove anos. A rede social que já foi a maior não só do Brasil, como do mundo, agoniza diante de um Facebook cada vez mais poderoso e de um Google+ que espera a morte de seu antecessor, ainda não anunciada. Ainda assim, vale relembrar um pouco da história do Orkut, especialmente porque a rede social pode não completar dez anos de vida em 2014...
O Orkut nasceu em 2004 das mãos de Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. Criado com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos, o Orkut tinha como alvo os Estados Unidos, mas foram o Brasil e a Índia que popularizaram a rede social. A versão em português chegou em abril de 2004 e quatro anos depois, em 2008, o Google mudava a sede do Orkut da Califórnia para o Brasil. Na imagem, você vê uma das primeiras interfaces do Orkut já em português.
Orkut completa nove anos com o futuro incerto (© Divulgação)
De interface fácil e bastante simples, o Orkut, nos primórdios, se resumia ao perfil do usuário, os amigos que ele colecionava, scraps trocados em uma espécie de mural, depoimentos deixados para pessoas queridas e comunidades. E foi justamente por essas comunidades que ele se destacou. Por meio delas, os usuários agregavam pessoas com interesses em comum em um grupo para trocar ideias e muito mais. A maior comunidade do Orkut Brasil, Eu Odeio Acordar Cedo, bem ilustrada por uma imagem do Garfield, chegou a ter seis milhões de usuários até 2009, quando foi vendida.
2008 parece ter sido um bom ano para Orkut. Foi em novembro deste ano que o Google anunciou que disponibilizaria gradualmente aos usuários brasileiros uma ferramenta de bate-papo integrada ao orkut. A rede social já funcionava com o Google Talk, mas a novidade simplificava o acesso e uso do chat. A ferramenta aparece no pé da página, como acontece no Facebook, permitindo os usuários navegar e conversar on-line ao mesmo tempo. Esse foi o ano dos aplicativos no Orkut, outra funcionalidade que ganharia ainda mais força no concorrente Facebook: em outubro de 2008 o Orkut contava com mais de 600 aplicativos (como na imagem acima) para os usuários escolherem, sendo alguns dos mais utilizados o BuddyPoke e a Colheita Feliz. Em 2008, segundo o Ibope, já eram 40 milhões de usuários brasileiros.
Desde a mudança da sede do Orkut em 2008, no entanto, a rede social foi ganhando atualizações e se parecendo, cada vez mais, com a rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, que nasceu no mesmo ano de 2004. Todas as mudanças a partir de 2008 foram feitas pelo Google Brasil com apoio dos indianos. Na imagem, um doodle do Orkut que comemora a independência do Brasil.

Em 2009 veio o novo Orkut, em 2010 mais uma renovação e em 2011 até um novo logo (esse da imagem), mas nada adiantou. Foram várias as mudanças: o Orkut ganhou recursos de edição de imagem, opções de personalização de perfil com a aplicação de temas, organização em grupos – como as listas do Facebook –, medidor de popularidade nas fotos e um sem número de melhoras no layout. Até selos, similares as badge do Foursquare a rede social ganhou nesses últimos anos. Pouco, no entanto, adiantou. Com a chegada em meados de 2008 da versão do Facebook em português o reinado do Orkut já estava ameaçado.

O ano de 2011 talvez tenha sido o mais sofrido para o Orkut no Brasil. A reformulação do layout e até um novo logotipo não fizeram lá muito sucesso. Com sete anos de existência a maior rede social do País ganhou um concorrente do próprio Google, o Google + e viu seu império ser vencido pela rede social de Mark Zuckerberg. Em agosto de 2011, dados do Ibope afirmavam que o Facebook havia passado o Orkut, ou que veio a ser confirmado com a divulgação dos dados de dezembro de 2011 pela Comscore. Eram 36,1 milhões de visitantes no Facebook contra 34,4 milhões do Orkut. Para a rede social do Google, 2011 foi o fim de uma era.
Orkut completa nove anos com o futuro incerto (© Divulgação)
O Google lançou sua rede social Google+ como um projeto. No início, era só para convidados e nunca foi apontada como substituta do Orkut pela empresa de Mountain View. Mas é claro que todos sabiam que esse seria o final da história. O que se viu desde a chegada do Google+ foi o sucateamento do Orkut, que há tempos anuncia novidades nada empolgantes, e um foco no Google+, que virou o novo palco de inovações do Google. Se antes o Orkut lançava tendência, hoje é o Google+ que tem esse papel e também a missão de disputar de igual para igual com o Facebook. A unificação das contas do Orkut e do Google+ começaram ainda em 2012. Com a integração, o conteúdo postado publicamente no Google+ entrará automaticamente no Orkut.
Orkut completa nove anos com o futuro incerto (© Divulgação)
Frequentemente chamado ‘terra arrasada’ ou ‘cidade fantasma’, o Orkut tem um futuro incerto. Ainda que o Google afirme que não colocará fim a produto tão bem sucedido, um verdadeiro fenômeno social, como o Orkut, todos perceberam que também não existe um esforço de salvá-lo. O foco agora é outro, é o Google+ e a concorrência com o Facebook, que já está na casa do um bilhão de usuários em todo o mundo. Enquanto isso, no Brasil, o número de usuários do Orkut cai vertigenosamente, como se a rede social estivesse caindo em um abismo. Falta saber se alguém terá coragem de apagar a luz ou se ele caira eternamente... ou, ainda, se o Orkut acabará como uma página no Facebook (como na imagem acima).

Fonte: http://tecnologia.br.msn.com

Postar um comentário

0 Comentários