Jovem africana luta por asilo para não se tornar a 14ª esposa de rei polígamo

 Tintswalo Ngobeni (à esq.) fugiu da Suazilândia para não ser obrigada a casar com o rei Mswati 3º (à dir.)
A jovem Tintswalo Ngobeni, 22, luta para conseguir asilo político na Inglaterra depois de fugir de seu país natal, a Suazilândia (África), onde o rei Mswati 3º a escolheu sete anos atrás para ser sua 14ª noiva, segundo o jornal Daily Mail. Seu primeiro pedido de abrigo ao governo inglês foi negado em 2011.
De acordo com a tradição da Suazilândia, o monarca polígamo pode escolher uma nova mulher virgem a cada ano para integrar seu harém.   
Ngobeni mora atualmente em Birmingham, na Inglaterra, e disse que ficou “horrorizada” quando ficou sabendo das intenções do rei. “Ele ficava me ligando na escola e perguntava se eu queria ser parte da família real. Não quero passar a vida inteira me dedicando a um rei”.
“Não tive opção. Ninguém nunca contraria o rei, então eu precisei desaparecer”. Desde que chegou à Europa, Ngobeni tem criticado abertamente o regime opressivo da Suazilândia, onde os partidos de oposição estão banidos e a prisão de dissidentes é comum. 
Segundo ela, as esposas do rei ficam dentro do palácio cercadas por guarda-costas, e raramente podem sair do local. “Uma vez por ano Mswati as leva para os Estados Unidos para que comprem roupas, e só”, disse.
Ngobeni afirmou ter informações de que funcionários das forças de segurança da Suazilândia estão na Inglaterra para tentar repatria-la à força ou pressionar as autoridades inglesas. “Tenho medo. Se eu voltar provavelmente serei presa, ou algo pior pode acontecer”.
Em abril ela chegou a ser detida pelas autoridades da imigração, e passou algumas horas em um centro de detenção provisória - local onde imigrantes ilegais aguardam deportação -, mas foi liberada em seguida após pressão de advogados e grupos de defesa dos direitos humanos. 
fonte   uol

Postar um comentário

0 Comentários