Um grupo de cientistas londrinos conseguiu recuperar a visão de um rato cego através de um inovador tratamento clinico. Neste tratamento, células tronco foram implantadas nas retinas do animal, estabelecendo um êxito sem precedentes para futuras intervenções em pessoas com deficiências visuais.
Trata-se de uma bem sucedida experiência feita por especialistas da Escola Universitária de Londres. Após cultivar tais células em laboratório, implantaram um grupo de células-tronco nas retinas do cego roedor.
Paulatinamente, cada célula-tronco foi adquirindo as propriedades de uma célula fotorreceptora, ou seja, a unidade celular capaz de transformar os impulsos luminosos em impulsos elétricos, para que o cérebro possa processar os estímulos visuais.
Apesar de a experiência não ser a primeira é sem dúvida, a mais exitosa até o momento. Ela demonstrou que as células-tronco podem substituir as fotorreceptoras danificadas de uma retina e por isso sua utilização em seres humanos é um feito importantíssimo.
Fonte: noticias.seuhistory.com