No AC, candidatos comparam provas do primeiro e segundo dia do Enem

Neste domingo (27), mais de 58,3 mil candidatos, em todo o Acre, voltaram aos locais de prova para fazer as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Às 15h (horário de Brasília) os candidatos podiam sair das salas com o caderno de provas. Para uns, o primeiro dia de provas foi mais cansativo, para outros, o segundo foi mais difícil.
No primeiro dia, os candidatos fizeram 45 questões de ciências humanas e 45 de ciências da natureza. Neste domingo, eles responderam à questões de linguagens e códigos (45 questões), matemática (45 questões), além da prova de redação, que teve como o tema, 'Lei Seca no Brasil'.
Adriano Freitas, de 21 anos, fez o Enem para entrar no curso de psicologia na Universidade Federal do Acre (Ufac). De acordo com ele, o primeiro dia de prova, estava mais difícil do que no segundo dia. "Para mim, que não tive muito tempo para estudar estava mediano. Fazia tempo que eu não dava uma olhada em química, por exemplo, então, achei um pouco mais difícil", explica.
Em relação ao segundo dia, o candidato diz que a prova de português estava fácil. "A prova de matemática, se você estudou durante todo o ano estava fácil. Como fazem três anos que não vejo matemática, senti um pouco de dificuldade. Mas portugues estava fácil", diz.
Redação
Adriano diz que em relação ao tema da redação, ficou surpreso. "A gente esperava uma coisa tipo essas repercussões que tiveram, manifestações e acabou sendo essa da Lei Seca. Achei o tema bom para dissertar. Acho que os acreanos vão se dar bem com esse tema", fala.
A acadêmica de química da Universidade Federal do Acre (UFAC), Ludmilla Brandão, de 22 anos, prestou o Enem para fazer faculdade de biomedicina, pois pretende mudar de profissão. Ela acredita que seu desempenho foi melhor neste domingo (27). "Não achei a prova de sábado difícil, mas tive dificuldades em ciências humanas. No domingo, a prova estava mais fácil, acho que fui bem em matemática, mas péssima em português", avalia a estudante.
Para ela, o tema da redação era tranquilo, pois faz parte do cotidiano da população e, principalmente, dos acreanos. "O tema da redação estava fácil, não exigia muito. Todo mundo já ouviu falar sobre a Lei Seca. Sempre tem alguém que você conhece que levou multa ou foi preso por causa disso", afirma.
Sobre o exame
No Acre, mais de 58, 3 mil fazem o Enem, neste domingo (27). A edição de 2013 do Enem tem 7.173.574 candidatos inscritos. As provas acontecem  em 1.661 municípios do país. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.
O G1 traz a cobertura completa do Enem 2013 em todo o Brasil. Nas noites de sábado e domingo, após as provas, o G1 terá um programa ao vivo ouvindo os comentários dos professores do Projeto Educação, da Globo Nordeste, e do cursinho De A a Z, do e do Rio de Janeiro. Também vai publicar a resolução das questões do Enem feitas por professores dos cursos pré-vestibulares Etapa, Oficina do Estudante e Objetivo.