Polícia Civil apreende mais 60 quilos de maconha em outubro no Acre


As barreiras realizadas pela Polícia Civil do Acre nos últimos dias vêm trazendo resultados. Somente no mês de outubro, foram apreendidos cerca de 60 quilos de maconha, nas fiscalizações feitas na BR-364. A maioria dos enterpercentes vem de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o delegado Pedro Paulo Buzzolin, para se chegar às mulas, [pessoas que transportam a droga] há uma colaboração das polícias de outros estado. "Temos uma parceria com o pessoal do Mato Grosso do Sul, tanto com a Delegacia de Combate ao crime organizado quanto com a Delegacia de Repressão a Entorpecentes daquele estado.  Além da Polícia Civil de Rondônia", comenta.
O Mato Grosso do Sul é a porta de entrada da maconha consumida praticamente em todo o país, uma vez que o Brasil não possui grandes plantações de maconha.  "A droga está localizada no Paraguai, país que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul, e dali é distribuida aos outros estados da federação", comenta.
As fiscalizações, além de evitarem o tráfico, podem inibir outras ações criminosas, pois o tráfico de drogas está por trás de vários crimes. "O tráfico de drogas está relacionado a grande maioria dos crimes tanto de roubo como furtos e também homicídios. Os usuários cometem pequenos furtos para adquirir a droga e os assaltantes cometem assaltos. A quantia arrecadada nesses roubos é investido em drogas para distribuir em Rio Branco e outros estados", diz.  
fonte g1