Representante do AC no 'Jovens Embaixadores' viajou nesta segunda

Jovem embaixadora irá representar o Acre nos EUA (Foto: Reprodução/TV Acre)A acreana Evillany Katrinny Castelo,16 anos, foi a estudante do Acre selecionada para participar do Programa Jovem Embaixador 2014. Recém formada no Ensino Médio, pelo Colégio Estadual Armando Nogueira, a jovem embarca nesta segunda-feira (6) para a capital federal, Brasília (DF). Lá ela fica por três dias, e no dia 10 de janeiro vai direto para os Estados Unidos (EUA) com retorno marcado para o Brasil no dia 2 de fevereiro.
Essa é uma seleção exclusiva para alunos que têm destaque na rede pública de ensino e oferece aos vencedores um intercâmbio cultural de três semanas fora do país, nos EUA. Evillany é a única representante acreana selecionada para participar do Programa. Ela e mais 36 estudantes de outros estados, viajam para fora do país com todas as despesas pagas.
Para a jovem, essa é a realização de um sonho. "Eu nunca sai do Acre, nunca viajei de avião é a minha primeira vez em tudo. É a primeira vez que vou sair de perto da minha família, porém ser escolhida é a realização de um sonho. Vou realizar o sonho de visitar outro país", diz.
A estudante conta que não acreditou quando viu seu nome publicado na lista de selecionados. "Eu estava no trabalho, eles enviaram um link para a gente, eu cliquei no link e quando eu vi, apareceu o meu nome. Era o primeiro da lista, porque o Acre vem primeiro. Ai eu fechei e abri de novo, porque não estava acreditando", lembra. 
Evillany  conta que quando ela soube das inscrições, não perdeu tempo. Na escola, ela se empenhou para garantir boas notas e em casa não tirou 'os olhos' dos livros. Para conseguir a vaga, ela passou por uma bateria de testes e seleções que começaram em agosto de 2013. O resultado foi divulgado em outubro de 2013. Assim como os outros participantes, ela teve que comprovar boas notas na escola, envolvimentos com atividades voluntárias e excelente nível de inglês.
"Fico muito feliz em representar o Acre tanto no Brasil, quanto para os outros jovens embaixadores fora do país. Quero mostrar o Acre e nossa cultura como ela realmente é", afirma.
Para a mãe Maurizete Castelo, a filha é motivo de orgulho. "Falar dela nesse momento, é complicado, porque meu coração está apertado. Ela vai passar um tempo longe da gente, mas é para o bem dela. Sou muito orgulhosa com essa filha que eu tenho, sempre digo que sou feliz, porque Deus me escolheu para ser mãe dela. Ela é uma menina que nunca deu trabalho e sempre me deu orgulho nos estudos. Acho que a ficha só vai cair quando eu for deixar ela no aeroporto"
A estudante acreana e os outros estudantes embarcam para os EUA no dia 10 de janeiro deste ano. Lá, os adolescentes vão visitar órgãos governamentais, conhecer autoridades, frequentar aulas em escolas de Ensino Médio e ter a oportunidade de apresentar o Brasil para os americanos.
"Tenho certeza que vou voltar com uma mente diferente. É uma experiência que não tem explicação. Espero que essa oportunidade sirva para trazer mais experiência a minha vida, finaliza a jovem embaixadora Evillany Katrinny. 
fonte g1