No AC, jovem posta foto armado em rede social e faz apologia ao crime

Jovem armado no Acre  (Foto: Reprodução/Facebook)
Um jovem, morador do bairro Boa União, em Rio Branco, usou sua rede social para postar fotos armado e exibir uma plantação, supostamente, de maconha. Na última quinta-feira (10) a capa do seu Facebook foi atualizada com uma imagem onde ele segura um revólver e aponta para a câmera da máquina fotográfica. Além disso, o jovem se utiliza de gírias que incitam a violência, como "é nós na fita e os play na bala (sic)"
G1 entrou em contato com o delegado Thiago Fernandes, responsável pela 5ª Regional que abrange o bairro Boa União, onde o jovem reside, para saber a posição da polícia em relação ao fato. De acordo com Fernandes, a exposição das armas e substâncias ilícitas caracterizam apologia ao crime e, após uma investigação, a polícia pode flagrar o suspeito para que o crime seja registrado.
Jovem armado no Acre (Foto: Reprodução/Facebook)
"O simples fato da pessoa postar foto em posse de arma de fogo, ou com entorpecente, provoca na polícia a necessidade de uma investigação. Se ele for pego com a droga, pode responder por tráfico e, caso seja pego em posse de arma de fogo, vai responder por porte ilegal. Porém, a exposição só caracteriza apologia, que também é uma conduta criminosa, mas, considerado um crime brando de acordo com o Código Penal", destaca
A apologia ao crime está prevista no artigo 287 do Código Penal, que prevê como ato criminoso, elogiar, exaltar, enaltecer ou ressaltar vantagens do ato ilícito. A detenção estipulada é de 3 a 6 meses. O delegado explica que a pessoa não é presa, mas responde a um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO). "Neste caso, é mais interessante que se faça uma investigação para responsabilizar a pessoa pelo crime em si, e não pela apologia", indica.
As fotos e as informações estão em posse do delegado Fernandes, que deve abrir uma investigação para apurar o caso. "O ideal é que as pessoas que tenham acesso a esse tipo de informação, encaminhem para a autoridade policial responsável para que as medidas sejam tomadas. Qualquer pessoa pode nos passar esses fatos", finaliza. 
fonte g1