O Ministério Público pediu à Justiça Eleitoral em 13 estados a impugnação de 414 registros de candidatos nas eleições deste ano.
Esse é o primeiro balanço parcial dos pedidos de impugnação. Até o momento, foram analisados dez mil pedidos de rejeição de candidaturas pelas Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs).
Mato Grosso do Sul aparece com 89 pedidos, em seguida, vem o Rio Grande do Norte, com 86 pedidos, e estado do Acre, com 41 pedidos de impugnação.
As três federações lideram entre os estados com mais ações. O MP avalia que os candidatos cometeram abuso de poder político e econômico ou tiveram contas de suaspassagens pela administração pública rejeitadas pelos Tribunais de Contas dos seus respectivos estados.
Trata-se de um levantamento parcial que ainda não dá indicações sobre o retrato das impugnações no país. Os pedidos de impugnação serão analisados pela Justiça Eleitoral, que decidirá se aceitará, ou não, as ações.
No Acre, constam na lista dos rejeitados a vice na chapa do governador Tião Viana (PT) para a reeleição, Nazareth Lambert Araújo (PT), o deputado federal Sibá Machado, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Moisés Diniz (PCdoB), o ex-secretário de Educação do Acre, Daniel Zen, e a ex-prefeita de Brasiléia, Leila Galvão.
fonte Contilnet