A campanha de vacinação contra a febre aftosa em 2015 deve imunizar mais de 2 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos, no estado do Acre. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) começou, nesta sexta-feira (1), a primeira etapa da vacinação, que se estende até 31 de maio. De acordo com o órgão, serão enviados caminhões e veículos pequenos para vacinar os rebanhos nos municípios do interior do Acre.
Segundo o diretor presidente do Idaf, Mamed Dankar, durante a primeira etapa da campanha serão imunizados apenas animais com até 24 meses, somando um total de 1,8 milhões de bois, vacas e búfalos vacinados. Ele explica ainda que os rebanhos dos municípios acreanos que fazem fronteira com o Peru e Bolívia, como Brasileia, Assis Brasil e Cruzeiro do Sul, devem ser vacinados todos nessa fase.
Encerrada a primeira fase, os produtores rurais terão até o dia 15 de junho para comprovar a vacinação dos animais. “Ele [produtor] leva uma cópia da nota fiscal da vacina e declara no Idaf que vacinou seu rebanho. As propriedades que não tiveram seu gado vacinado deverão ser notificadas a imunizar seu rebanho”, explicou.
Ainda de acordo com Dankar, uma equipe de 250 pessoas, entre servidores efetivos e temporários, foi montada para trabalhar na campanha. Para chegar até os locais de difícil acesso, os vacinadores devem utilizar barcos.
Em 2014, 98% do rebanho do Acre foi vacinado. A expectativa do Idaf é superar essa meta e vacinar 100% dos animais. Para alertar os criadores sobre os perigos da doença, o instituto conversou com os produtores rurais para que todos vacinem seus animais. A segunda fase da campanha começa em 1º de novembro e vai até o dia 30 do mesmo mês.
fonte g1