TERRORISMO NA NET: Vídeo com foragidos do Ceará é manipulado para amedrontar acreanos

Com pouco mais de um minuto de duração, um vídeo que passou a circular nas redes sociais na manhã desta sexta feira (08) que mostra quatro homens encapuzados, em posse de armas de grosso calibre em um veículo supostamente em direção a Rio Branco, vem causando grande tensão e terrorismo em meio aos internautas.
Ao som de um Funk, com coletes e gesticulando com armas nas mãos, o áudio do vídeo diz que estão chegando a Rio Branco para dar reforço ao crime e ainda dão um salve a um homem chamado Rafael que seria um conhecido foragido da justiça do município de Redenção no estado do Ceará.
A redação do oriobranco.net logo desconfiou da veracidade do vídeo e em uma breve busca em um site de pesquisa descobrimos que o vídeo foi manipulado e é de origem do estado do Ceará onde os quatro ocupantes do veículo são todos foragidos da justiça por envolvimento com o tráfico de drogas naquele estado.
No vídeo original, em nenhum momento cita a cidade de Rio Branco. Na maior parte do vídeo, os foragidos do Ceará somente gesticulam com suas armas em punho ao som de uma música de Funk, o que deu espaço suficiente para a manipulação feita por pessoas mal intencionadas a adulterarem o seu áudio verdadeiro, na intenção de amedrontar os cidadãos acreanos.
Desde que os constantes ataques em retaliação a morte de dois assaltantes começou a assolar o estado, as forças policiais vem lutando para combater o crime organizado com equipes de inteligência para a identificação de pessoas que estejam promovendo o terror através das redes sociais, compartilhando, áudios, notícias e vídeos falsos como estes, com o objetivo de causar pânico a  população e vomprometer o andamento das investigações e os trabalhos da polícia.
O Secretário de Polícia Civil, Calos Flávio Portela afirma que pessoas suspeitas já estão sendo monitoradas e alerta a população para que se atentem e não compartilhem informações se não tiverem certeza de sua veracidade.
“Estamos monitorando os autores dessas falsas mensagens e alertas, que tem como único objetivo espalhar o medo e criar pânico na sociedade. Inclusive àqueles que também repassam essas notícias serão responsabilidades no rigor da Lei”, informou.
Veja o vídeo original 


 e compare com o vídeo manibulado logo a baixo:


fonte  www.oriobranco.net