17 pessoas morrem em rompimento de barragem

Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu na tarde de ontem (5), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 17 pessoas morreram no desastre.
A empresa mineradora pediu para que os moradores de Bento Rodrigues evacuem o local e sigam, imediatamente, para o Distrito de Camargos, que é mais alto e seguro. De acordo com a prefeitura, a situação no local é muito grave e há riscos de desmoronamentos. Várias casas foram alagadas. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros o número de mortos pode ser maior e chegar a 60 óbitos.
Em nota, a Samarco informou que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão. “Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a nota.
“A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência”, acrescenta a nota.
Barragens como a que se rompeu em Minas são feitas para reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração. O rejeito é material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente.
Assista ao vídeo que mostram os impactos causados pelo desastre.

fonte  /www.jornalatribuna.com