Sinal analógico de TV só será desligado em novembro de 2018 no Acre

O sinal da TV analógica só será desligado no Acre no dia 28 de novembro de 2018, segundo calendário do Ministério das Comunicações. Para desligar a TV analógica em um município, o Ministério das Comunicações exige que pelo menos 93% dos domicílios recebam o sinal digital.
O governo fez de tudo para turbinar esse número mas pouca coisa deu certo. O conversor digital-analógico é oferecido gratuitamente para beneficiários do Bolsa Família, e para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). (É algo semelhante ao que os EUA fizeram em 2008, dando cupons de US$ 40 para a compra de conversores.)
O cronograma da TV digital sofreu atrasos. A ideia era desligar o sinal analógico em grandes capitais ao longo de 2016. Em vez disso, apenas Brasília vai passar pela transição este ano (junto a nove cidades da região); outras capitais e regiões metropolitanas passarão pela mudança em 2017 e 2018.
O governo pretende distribuir 71.000 kits de antena e conversor para beneficiários do Bolsa Família que moram em cidades próximas a Brasília. É possível agendar a retirada do kit por meio do telefone 147 ou pelo site vocenatvdigital.com.br. O local de retirada oferece até mesmo um curso rápido ensinando como fazer a instalação. (Em Brasília, no entanto, a entrega dos conversores só começará em junho.)
A migração em Brasília será feita em outubro. Outras capitais irão para a TV digital em 2017, caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza. O Brasil inteiro deve desligar a TV analógica só em 2023.
fonte  www.jornalatribuna.com