Acre vai ter 4 meses para de adaptar a nono dígito para celulares

O novo dígito em telefones celulares no Acre  deve ser incluso a partir do dia 29 de maiodeste ano. Porém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que os clientes devem ter uma prazo de quatro meses de adaptação e para se adequar à nova forma de realizar chamadas.
As chamadas realizadas com oito dígitos, de 29 de maio a 7 de outubro, ainda serão completadas automaticamente.
De 8 de junho a 5 de setembro, as chamadas para os celulares de DDD 68 vão passar a ser interceptadas, deixando gradualmente de serem completadas, e o assinante vai receber uma mensagem orientando o uso da nova numeração.
A partir de 6 de setembro, os usuários que fizerem chamadas usando números com oito dígitos nos locais onde já tenha sido implementado o nono dígito vão passar a ouvir a mensagem de "número inexistente" sem qualquer orientação sobre a nova forma de marcação. A ideia é que os consumidores se acostumem gradativamente com o nono dígito.
Além do Acre, Rondônia (DDD 69), o Distrito Federal (DDD 61), Goiás (DDD 62, 64 e 65),Tocantins (63), Mato Grosso (DDD 66), Mato Grosso do Sul (DDD 67) e Acre (DDD 68) também aderem à mudança.
De acordo com a Anatel, as mensagens, sms e mms não serão mais enviadas a partir de 8 de julho de 2016, se forem usados apenas oito dígitos.
A medida, segundo a Anatel, está prevista na Resolução nº 553, de 14 de dezembro de 2010 que prevê a padronização em todo o país. Ainda conforme a Anatel, a medida tem como objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e  garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços, além de dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.
fonte  g1.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários