Governo abre inscrições para o I Concurso Gastronômico Sabores do Acre

O governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac), e a Secretaria de Turismo (Setul), com apoio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida e Sebrae, promovem durante a Expoacre 2016 o I Concurso Gastronômico Sabores do Acre.
As inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 4, com o lançamento do regulamento do concurso, realizado no auditório do Sebrae.
Com o intuito de valorizar as cadeias produtivas de proteína animal, fortalecendo o mercado local e a culinária acreana, os participantes terão a missão de desenvolver pratos com ingredientes regionais e produtos comercializados pelas indústrias Cordeiros da Amazônia, Acreaves, Dom Porquito e Peixes da Amazônia.
Segundo a analista de projetos do Sebrae, Socorro Figueiredo, o desafio será envolver todos os bares e restaurantes que participação da edição da Expoacre, entre os dias 23 e 31 deste mês. Para isso, as indústrias relacionadas ao projeto premiarão os pratos eleitos em primeiro lugar de cada categoria com o valor de R$ 1.000.
A diretora-presidente da Cordeiros da Amazônia, Luciana Mendonça, declarou que os participantes terão desconto na compra de cortes para a produção dos pratos.
A representante da Anac na ocasião, Sirlânia Venturini, frisou: “Será uma oportunidade de mostrarmos o potencial das nossas indústrias e a qualidade do que é produzido no estado para os próprios acreanos, produtos que têm sido exportados e estão compondo pratos em redes nacionais de restaurantes”.
As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira, 15, no Sebrae e na Anac. Cada empresa participante poderá produzir mais de um prato, porém somente um será indicado à premiação.
Antes da competição, será promovida uma oficina com todos os inscritos, ministrada pelo embaixador gastronômico do Acre Deocleciano Brito.
Sobre a votação e os benefícios do concurso
A banca julgadora será composta por três representantes da gastronomia e um formador de opinião, sendo que estes vão dar nota equivalente a 80%. O restante do percentual será decidido pelo público, que poderá votar pela internet.
Por essa razão, os restaurantes participantes terão que fixar um banner durante a Expoacre, para que os clientes possam degustar e dar seu parecer. As empresas titulares receberão uma placa de premiação.
Do concurso, um entre os participantes será indicado ao prêmio Dólmã, considerado o Oscar da Gastronomia e será realizado em outubro, em Manaus (AM). Os demais competidores do prêmio serão selecionados em concursos futuros.
fonte  www.jornalatribuna.com.

Postar um comentário

0 Comentários