Bandidos assaltaram o Centro de Formação dos Povos da Floresta, da Comissão Pro-Índio do Acre (CPI-Acre), na noite de sexta-feira (23), no Km 7 da Estrada Transacreana, em Rio Branco. Ao menos nove homens armados invadiram o local, renderam um segurança e saíram levando equipamentos eletrônicos. O prejuízo ainda não foi contabilizado pela administração do local.
A coordenadora do Programa de Políticas Públicas da CPI-Acre, Malu Oacha, informou que o assalto ocorreu por volta das 23h e durou aproximadamente uma hora. Segundo ela, o segurança do local foi amarrado e agredido pelos criminosos que também procuravam por dinheiro. Esse é o quarto roubo que o centro sofre em três meses.
"Levaram computadores, notebooks, máquinas fotográficas, projetores de imagem, motosserras e roçadeiras. Além disso, os criminosos agiram com vandalismo, jogando os papéis no chão, nossos artesanatos também foram destruídos. Fizeram uma bagunça. Mantiveram o vigia refém enquanto entravam em todas as salas e perguntaram por dinheiro. Acho que tinham informação de que era época de pagamento. Mas, como não tinha dinheiro, eles não levaram", contou.
O assalto foi registrado na Delegacia de Investigação Criminal (DIC), no bairro Calafate. Peritos técnicos estiveram no local, na manhã deste sábado (24), para coleta de provas.
O Centro de Formação dos Povos da Floresta (CFPF) da Comissão Pro-Índio do Acre (CPI-AC) é uma área rural de 36 hectares, reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como escola diferenciada de formação de professores e agentes agroflorestais indígenas. A coordenadora Malu informou que o local existe há 10 anos e atende ao menos 200 pessoas por ano com as atividades
O espaço serve para a formação de jovens indígenas - professores e agentes agroflorestais - através dos programas da CPI-AC. O centro de formação trabalha através dos modelos demonstrativos de Sistemas Agroflorestais (SAFs) que são construídos pelos próprios a agentes através dos cursos.
fonte g1.globo.com/
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos