Acre é o estado da região Norte com maior redução dos casos de malária



malária
OMinistério da Saúde (MS) divulgou dados que expõem o quadro epidemiológico da malária no país, nos 7 primeiros meses deste ano. Conforme o estudo, o Brasil teve 265 mil notificações de malária em 2011. Neste ano, até julho, a doença fez apenas 100 mil casos de vítimas, 165 mil a menos do que no ano passado inteiro e 51 mil a menos do que no mesmo mês de 2011.
Das notificações de malária neste ano, 90% (quase 90 mil casos) delas estão concentrada na Região Norte. Se forem acrescentados os estados do Maranhão e de Mato Grosso (que juntos com os 7 estados do Norte formam a região conhecida como ‘Amazônia Legal’), tal incidência sobre de 90 para 99%.
E, o que já não é surpresa frente às ações locais de controle e prevenção, o Acre é o Estado da região Norte que registrou o maior percentual de redução da doença. Segundo o Ministério, o Acre teve um índice de redução nos casos de malária de mais de 38% nos primeiros 7 meses de 2012, frente ao mesmo período de 2011. Vale destacar que quase 100% dos casos de malária no Acre são registrados na região do Vale do Juruá.
Logo atrás do Acre no ‘ranking regional das reduções’ da malária, vieram Roraima, com 36%, Rondônia, com 30,3%, Tocantins, com 26%, Amazonas, com 20%, e o Pará, com 10%. Apenas o Amapá teve alta no índice da doença, com quase 20%.
Sobre a doença, o MS orienta que a população procure as unidades de Saúde para atendimento médico aos primeiros sinais da malária. Seus sintomas são: dores de cabeça, dores no corpo, febre e calafrios. Como podem ser confundidos com uma gripe, ao primeiro sinal, a pessoa deve procurar atendimento médico.

Postar um comentário

0 Comentários