População dá amplo apoio a Tião, Dilma e Angelim, mostra pesquisa

 

A pesquisa exclusiva A TRIBUNA/DATA CONTROL mediu a popularidade e a aceitação dos governos federal, estadual e da prefeitura de Rio Branco. Todos mostraram índices semelhantes, com ampla aceitação. O resultado mostra que o eleitor da capital está satisfeito com seus governantes, especialmente com o governo do Estado e com a prefeitura.


Um dado interessante é a recuperação da presidente Dilma, que no estado foi derrotada pelo candidato do PSDB, José Serra, na eleição em 2010. Agora, seus índices abrem boa possibilidade de vitória no Estado em sua tentativa de reeleição em 2014. O índice de aprovação de seu governo se aproxima da média nacional de 62%, no limite da margem de erro.

No Acre, Dilma tem 57,8% de conceitos ótimo e bom, contra 13,6% de avaliação negativa – ruim e péssimo e 25,9% de conceito regular.

Marcus assume com apoio bem maior do que quando foi eleito

O prefeito Marcus Alexandre assume o cargo no dia primeiro de janeiro com excelente expectativa da população. A curiosidade é que o total de eleitores que preveem uma administração boa ou ótima é muito superior aos poucos mais de 50% dos votos que ele obteve no segundo turno das eleições de outubro. Para 63,5% dos eleitores, sua gestão será muito melhor ou melhor que a de Raimundo Angelim, o que mostra um crescimento de mais de 10 pontos percentuais de apoio em relação ás eleições de outubro, mesmo considerando a margem de erro. Apenas 7,7% esperam que seu período administrativo seja pior, isso em um universo de mais de 60% que provam a administração do atual prefeito Angelim. Para 18,3% dos consultados, a gestão será equivalente á do atual ocupante do cargo.

Análise:
Um cenário positivo para o governo

A pesquisa A TRIBUNA mostra que 2012 se encerra com um cenário político muito favorável ao governo do PT e da Frente Popular. O governador Tião Viana mantém alto índice de aprovação e puxa, com isso, o apoio à presidente Dilma no estado, que se equivale ao do resto do país e reverte a situação da eleição de 2010, onde ela perdeu no estado e o governador venceu por uma pequena diferença em uma eleição disputada voto a voto.

Essa ampliação de seus índices pode ser creditada a seu estilo de governo, sempre próximo do povo, em constante deslocamento para o interior, junto às frentes de obras e ações que se multiplicam em todas as éreas da administração. O governador mostrou trabalho, disposição e, mesmo em um ambiente financeiro difícil, com seguidos cortes de repasses, conseguiu manter a dinâmica de sua gestão e é recompensado pelo apoio maciço da população. Mais importante, a rejeição ao governo desceu a níveis mínimos, sinalizando que 2014 poderá ser uma eleição mais tranquila.

O recado que a pesquisa passa à oposição é que não basta fazer o discurso do contra, mas mostrar alternativas, fazer das prefeituras que conquistou exemplos de governo, ensaios para um projeto maior para o Acre, o que até agora não foi feito. O eleitor não se deixa mais seduzir por palavras vazias e valoriza quem trabalha firme.

Outro aspecto interessante da pesquisa é a boa expectativa com a gestão de Marcus Alexandre na prefeitura, que mostra que ele venceu já muitas resistências e multiplicou os apoios em relação á recente eleição. E que ele acerta no estilo de administração que pretende implantar. Mas grandes expectativas também geram grandes cobranças e ele deve estar preparado para isso, logo no início de sua gestão.

A Pesquisa ouviu 602 eleitores nas ruas, estratificados de acordo com critérios censitários, no dia 27 de dezembro e a margem de erro é de 4%.

Postar um comentário

0 Comentários