A mulher é filha de bolivianos, mas nasceu no Brasil
Uma mulher e seus três filhos nascidos não conseguem obter cidadania brasileira, mesmo nascidos no país. Sulamida Aquiri Dara, de 21 anos, é casada com o roçador Reginaldo Barreto da Silva, de 37 anos.
O casal tem três filhos com idades de nove meses, dois anos e cinco anos, mas dos quatro membros da família, somente Reginaldo Silva existe de fato e de direito. A mulher e os três filhos não são registrados como brasileiros.
Sulamida é filha de bolivianos, mas nasceu em Rio Branco, na Maternidade Barbara Heliodora. Conta que desde que nasceu seus pais tentam registrá-la, mas não conseguem.
Agora Sulamida vive o mesmo drama com os três filhos. A criança de cinco anos, já em idade escolar, não frequenta a sala de aula porque não possui registro.
Segundo informações de Sulamida, ela tem três irmãos e o mais novo é o único que conseguiu registro. O outro morreu e não teve o documento. Até hoje, a família sequer conseguiu o atestado de óbito, por falta de um registro que comprove que o rapaz, que foi assassinado, um dia nasceu.
“Minha vida e de meus filhos são um tormento. Se adoecemos não temos o direito de ser atendidos nas unidades hospitalares, em caso de necessidade de internação, pois não tem como preencher a ficha”, conta Sulamida.
A família afirma que já procurou o Ministério Público Estadual. O MP, por sua vez, enviou o caso para a Defensoria Pública, que reenviou para o MPE e até hoje a família continua sem documentos.
“Já entregamos todos os documentos pedidos pelas autoridades, como o Registro de Nascido Vivo da Maternidade, por exemplo, mas nada disso adiantou” explica a mulher.
fonte ww.vozdoacre.com
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos