Nelson Mandela está em 'estado vegetativo permanente', diz agência internacional de notícias

Governo nega e presidente Zuma afirma que não houve qualquer mudança na condição "séria, mas estável" de Mandela

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está em "estado vegetativo permanente", segundo informações da agência AFP. A notícia está em um documento jurídico que teria sido apresentado, segundo a AFP, pelos familiares do líder antiapartheid na semana passada no tribunal de Mthatha.

"Os médicos aconselham a família Mandela a desligar os aparelhos que o mantêm vivo", continua o documento, do dia 26 de junho, no qual a família solicita a exumação dos corpos de três filhos do ex-presidente.

Governo Sul-africano nega

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, continua em "estado crítico, mas estável" após quase um mês de internação num hospital em Pretória, mas não encontra-se em estado vegetativo, desmentiu nesta quinta-feira o porta-voz do presidente Jacob Zuma. "Claramente não existe um estado vegetativo", disse o porta-voz Mac Maharaj.

A declaração desmente informação distribuída pela agência AFP de que documentos judiciais com data de 26 de junho afirmavam que Mandela estaria em estado vegetativo e que os médicos recomendavam que os equipamentos que mantinham o Nobel da Paz vivo fossem desligados.

"Não há nada desse tipo, isso não aconteceu", disse Maharaj quando questionado sobre médicos terem recomendado que as máquinas fossem desligadas. Maharaj, entretanto, apressou-se a acrescentar que não poderia confirmar se Mandela está sendo mantido vivo por meio de equipamentos, citando regras de confidencialidade entre médico e paciente.

O presidente Jacob Zuma visitou Mandela hoje, mais cedo, no hospital de Pretória, onde o ex-presidente está internado desde 8 de junho. Após a visita, Zuma afirmou que não houve qualquer mudança na condição "séria, mas estável" de Mandela.

Durante evento do qual participou hoje, em Johanesburgo, a esposa de Mandela, Graça Machel, disse que o ex-presidente está desconfortável, mas raramente sente dor nesse período em que está hospitalizado. Fonte: http://www.otempo.com.br

Postar um comentário

0 Comentários