Mulher acusa ex de levar filho para outro estado; Justiça determina busca

A diarista Maria Vanusa Tavares da Silva, de 20 anos, natural de Cruzeiro do Sul, acusa o ex-marido de levar o filho, Adriel Tavares Silva Cardoso, de 3 anos, para outro estado sem sua autorização, enquanto fazia um tratamento de saúde em Rio Branco. Ela diz que não vê a criança desde o dia 18 deste mês. Um mandado de busca e apreensão contra o pai foi expedido pela Justiça do Acre.
Maria Vanusa conta que estava internada, para um tratamento nos rins, quando o ex-marido, que mora em Goiânia (GO), viajou até Rio Branco para encontrar o filho. Segundo a diarista, no último dia 18, quando recebeu alta, o ex chegou com um papel, supostamente do Conselho Tutelar, que determinava que o garoto permanecesse com ele.
"No período em que eu estava internada, o pai do meu filho veio, sendo que ele não tinha tido nenhum contato com a criança durante esses três anos. Ele perguntou se podia ver o Adriel e eu liberei. Mas quando eu tive alta, no dia 18, ele veio com um papel que seria do Conselho Tutelar dizendo que ele tinha que ficar com a criança e levou", conta.
A diarista diz que ainda conseguiu localizar o hotel onde o ex-marido estava hospedado, mas ele não a deixou ver Adriel. Na última terça-feira (22), ela decidiu procurar a Defensoria Pública do Estado e, no dia seguinte, foi expedido um mandado de busca e apreensão. Com o documento em mãos, ainda procurou a rodoviária da capital.
"Como eu estava com o mandado, fui na rodoviária para puxar o nome dele. Me disseram que ele comprou uma passagem de ônibus de Porto Velho [RO] para Cuiabá [MT]. Acho que ele pegou um táxi daqui para Porto Velho e lá viajou. Só quero meu filho de volta", fala a mãe.
De acordo com o juiz Giordane Dourado, do Juizado Especial Cível, o mandado também foi enviado para as polícias de Goiás e Mato Grosso para tentar localizar a criança. "O mandado foi expedido e nós mandamos para as polícias, de Goiânia e Mato Grosso, para ver se conseguimos localizar o pai e a criança. Ontem [sexta-feira, 26], mandei expedir ofício também para a  Polícia Rodoviária Federal", afirma.
fonte g1