Nº de acreanos que vêem TV cresce 11% entre 2013 e 2014, diz pesquisa

O percentual de acreanos que assistem televisão aumentou 11% entre 2013 e 2014, de acordo com os dados da "Pesquisa Brasileira de Mídia - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", divulgado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, na sexta-feira (19). Este ano, 76% dos acreanos disseram que acompanham a programação televisiva de segunda-feira à domingo. Diferente de 2013, que 65% afirmaram ver TV todos os dias.
A quantidade de tempo que o acreano passa em frente à TV também aumentou em relação aos dois anos pesquisados. Segundo o levantamento, a média que o acreano usava o meio de comunicação em 2013, de segunda à sexta-feira, era de 3 horas e 26 minutos. Já neste ano, o tempo de permanência subiu para 4 horas e 34 minutos.
O acreano também assiste mais televisão por dia aos finais de semana. A pesquisa mostra que o tempo subiu de 3 horas e 6 minutos, em 2013, para 3 horas e 52 minutos em 2014.
Os canais abertos são de maior predominância, totalizando 85% dos telespectadores. O percentual dos que utilizam antena parabólica alcançou 32%. E os que usam os serviços de canais pagos chegaram a 12% dos acreanos.
O estudo mostra também que o número de acreanos que nunca ouvem rádio cresceu 13% em dois anos. Se no ano passado, 39% dos acreanos diziam não ouvir rádio, em 2014, o percentual subiu para 52%. Em compensação, neste ano, 25% alegaram ouvir alguma estação radiofônica todos os dias. Em 2013, apenas 21% afirmaram isso.
Entre os que dizem ouvir rádio de segunda à sexta-feira, o tempo de uso cresceu de 2 horas e 41 minutos em 2013, para 3 horas e 46 minutos em 2014. Aos finais de semana, o percentual diminuiu de 2 horas e 28 minutos para 2 horas e 13 minutos.
Os dados referentes à 2014 mostram ainda que 84% dos acreanos escutam rádio em aparelhos convencionais. Os que ouvem pelo celular são 8%, contra 6% que aproveitam o momento que estão dirigindo para ouvir alguma estação.
A Pesquisa Brasileira de Mídia é elaborada pelo Ibope, encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A primeira edição foi divulgada no início deste ano com dados referentes à 2013. Ela tem por objetivo, "conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira [...] a fim de subsidiar a elaboração da política de comunicação e divulgação social do Executivo Federal", segundo a secretaria.
A pesquisa ouvir 18.312 brasileiros entre os dias 5 e 22 de novembro deste ano em 848 municípios. Nos estados, a margem de erro varia de 2% e 4%.
fonte g1