Pesquisa mostra leve aumento do índice de fumantes no Acre


Houve um leve aumento no índice de fumantes no Acre, segundo os dados do Ministério da Saúde divulgados ontem. Em 2014  9,6% da população eram fumantes e em 2015, 9,7%. Técnicos explicam que a variação, muito pequena, pode estar relacionada à ocilação dentro de uma ´margem de erro´ da pesquisa.
Desde 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipulou que em 31 de maio deve ser lembrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes que são relacionadas ao tabagismo. De toda forma, não obstante à variação entre 2013 e 2014, de 2006 a 2013, houve uma queda de 52% na prevalência de tabagismo em adultos em Rio Branco, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Em todo o mundo, a maioria das pessoas começa a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, de acordo com a Pesquisa Especial sobre Tabagismo realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2008, 80% dos fumantes iniciaram no tabagismo antes dos 19 anos e 20% com menos de 15 anos.
Em 2011, o Brasil deu um grande passo ao reestruturar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para cigarros, o que gerou um significativo aumento da carga tributária sobre esse produto e de seu preço final ao consumidor. Também se instituiu pela primeira vez uma política de preços mínimos sobre cigarros: qualquer valor menor do que o decretado torna a venda ilegal.
No Brasil, segundo os dados mais recentes, houve uma queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos. Em 2006, 15,6% dos brasileiros declaravam consumir o produto. A redução no consumo é resultado de uma série de ações desenvolvidas pelo Governo Federal para combater o uso do tabaco.
fonte   www.jornalatribuna.com