Diferente do Dia de Finados ou do Halloween, o Dia dos Mortos é comemorado no México e já se tornou uma festa mundialmente famosa. Conheça um pouco mais sobre a tradição aqui. 1 - Uma festa Asteca
O Dia dos Mortos era comemorado antes mesmo da chegada dos espanhóis, por Astecas, Maias, Toltecas e Totonacas. Os Astecas comemoravam no nono mês do ano e as festividades se estendiam por mais de um mês.
2 - Sincretismo
Com a chegada dos espanhóis, iniciou-se um processo de sincretismo, onde os costumes locais foram mesclados com o catolicismo, dando assim origem ao Dia dos Mortos moderno, que se tornou uma celebração católica.
3 - Dia dos Mortos x Halloween
Apesar de serem comemorados na mesma data e terem outras semelhanças, é um erro confundir o “Día de Muertos” com o Halloween. O Dia dos Mortos é uma festa mexicana e católica, enquanto o Halloween (Dia das Bruxas) é uma festa pagã de origem irlandesa.
4 - O altar
Em recordação aos falecidos, os familiares colocam em seus altares oferendas, como comida, bebida ou música preferida do falecido. Cada altar também possui representações dos quatro elementos: uma xícara, representando a Água; frutos, representando a Terra; velas, para o Fogo; e papeis picados com figuras distintas, para o Ar.
5 - Os mortos podem voltar
Segundo a crença, os mortos podem voltar para visitar a família ainda viva. No dia 1 de novembro voltam as crianças e no dia 2 voltam os adultos.
6 - Portal dos mortos
Entre as oferendas e decorações, uma parte muito importante é o arco de flores, que tem um significado especial. Ele simboliza a entrada por onde os espíritos poderão passar ao mundo dos vivos.
7 - É um dia alegre
Justamente pela expectativa da visita dos entes queridos e falecidos, o Dia dos Mortos no México é uma data festiva, alegre e muito colorida, ao contrário do Dia de Finados no Brasil. De tão famosa, no dia 7 de novembro de 2003 a UNESCO declarou as festas do Dia dos Mortos como um patrimônio da humanidade.
8 - Flores
Se for ao México no Dia dos Mortos, vai encontrar muitas flores enfeitando os lugares e os cemitérios, como o Rojao, um linda flor amarela, ou a Acalifa-macarrão, uma flor rosada.
9 - Comida
A data é comemorada com muita comida típica e gostosa. A preferida das crianças é a caveira de açúcar, que leva o nome das pessoas falecidas. O “pan de muerto”, também bem conhecido, é um pão doce polvilhado com açúcar com enfeites em formato de osso. Pronto para fazer sua própria festa? Fonte: http://www.brasil.discovery.uol.com.br/
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos