A ideia surgiu do professor e advogado Bernardo Cardoso que ministra aulas noturnas sobre direito no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Cardoso percebeu a dificuldade que os estudantes tinham para interpretar as leis e encontrou nos memes a saída para aulas mais dinâmicas e informativas.
O professor diz que muitos alunos são de baixa renda e não tinham acesso a computadores e nem sabiam como usar a ferramenta. Ao menos 20 alunos entre 21 e 38 anos compõem a turma.
"A ideia é fazer com que eles se sintam mais familiarizados com o direito. Muito dos alunos não tiveram acesso a esse conhecimento e estão conhecendo melhor os seus direitos e deveres. O meme é uma forma de deixar o conteúdo mais claro, pois esse é um tema muito denso. Muitos alunos tiveram que aprender primeiro a mexer no computador para depois começar a criar os memes", explica.
"Eu não tinha conhecimento do que eram os memes até a chegada do projeto. O mais interessante é que, além de aprendermos, também podemos divulgar na internet o conteúdo que geralmente ficava somente em sala de aula. Com os memes podemos até mesmo alertar a população para os direitos que elas possuem e onde podem recorrer é um projeto de cunho social", afirma.
Ela lembra que nem todos possuem acesso ao direito e que a disseminação do conteúdo pode ser um ponto de partida para as pessoas que querem saber mais sobre o tema e também para aquelas que queiram procurar seus direitos.
"Acredito que a página pode se tornar o ponto de partida para muitas pessoas que estão passando por alguma situação no trabalho ou escola. A nossa turma é de pessoas muito maduras, mas nem todas tinham acesso a esse tipo de conhecimento. Os memes facilitaram o entendimento dos meus colegas e também o meu sobre a jurisdição. É claro, a gente não entende tudo porque é muito vasto", diz.
A aluna Viviane Oliveira Braga, de 34 anos, diz que jamais imaginou que pudesse criar um meme e destaca que o professor ajudou na pesquisa e montagem do conteúdo. Nos memes criados por ela, Viviane destaca principalmente conteúdos voltados para o direito trabalhista e também as leis estabelecidas pela Constituição Federal.
"Eu não conhecia os memes, vi alguns na internet, mas não sabia o que era. O professor nos ajudou muito, a gente pesquisava um tema do que queria falar e montávamos com figuras da internet. Acredito que foi um dos melhores projetos que já fiz. Os memes facilitaram muito o aprendizado, pois passamos a entender melhor o assunto e as aulas ficaram mais dinâmicas. Foi tudo muito criativo", finaliza.
fonte g1.globo.com
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