Acre não tem cidades entre as mais violentas do país

Nenhuma cidade do Acre faz parte da lista dos 150 municípios mais violentos do Brasil, segundo o Mapa da Violência do Brasil – 2016, que analisou crimes do tipo cometidos entre 2012 e 2014 em cerca de três mil municípios brasileiros que juntos concentram 98% dos homicídios do país. A cidade apontada como a mais violenta é Mata de São João, em Pernambuco, ponto turístico onde se localiza a Costa do Sauípe, com a taxa média de 102,9 mortes por armas de fogo para cada 100 mil habitantes. Não é de hoje, contudo, que a cidade aparece nos primeiros lugares da lista. Na última edição do estudo, com dados de 2010 a 2012, o município ficou em quinto, com 93,1 homicídios por 100 mil habitantes.
A listagem dá força á afirmação do governador Tião Viana, de que a violência no Acre é localizada e está ligada, fundamentalmente ao tráfico de drogas na fronteira, por omissão do governo federal no combate à ação de quadrilhas nacionais e internacionais que internalizam as drogas e disputam o comando do tráfico. Para o governador, o Acre tem mostrado resultado no combate ate ao crime, mas o tráfico internacional, motor da violência, é de responsabilidade federal e assim deve ser encarado, não só no estado, mas em toda a região Amazônica e na fronteira Oeste brasileira.
Se o Acre está de fora, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso integram a lista com cidades onde a violência é endêmica. A zona de fronteira internacional é um dos novos polos de violência, onde há concentração de rotas de contrabando de armas e tráfico de drogas. Nessa categoria estão, por exemplo, a cidade de Coronel Sapucaia (MS), que sempre ocupa lugar de destaque nos mapas da violência. Na edição, ela figura em 68º.
Outra zona de risco é o “arco do desmatamento amazônico”, locais onde projetos agrícolas e de grilagem de terra levam ao extermínio de populações locais, como foi encontrado pelo estudo na cidade de Colniza (MT). Mais uma vez o Acre fica de fora graças às preocupações ambientais e o combate ao desmatamento ilegal e à depredação da natureza.
Ainda assim, o Nordeste é a região do país que abriga o maior número de cidades violentas que aparecem no Mapa. Na edição de 2016, as seis primeiras posições são ocupadas por municípios nordestinos. Alagoas é o estado que possui a maior proporção de cidades entre as mais violentas do país. Dos 102 municípios alagoanos, 27 estão no ranking — um total de 26,5%. Ceará e Sergipe aparecem em seguida com 10,9% e 10,7%, respectivamente.
fonte  www.jornalatribuna.com

Postar um comentário

0 Comentários