Destacou que a primeira frente de serviço contará com uma motoniveladoura, uma recicladora e oito rolos compactadores e várias caçambas para recuperar um trecho de 50 quilômetros.
A meta é de que em 90 dias a empresa possa deixar o trecho com o revestimento de selagem para assegurar o tráfego da rodovia durante o período invernoso. “Foi liberado um montante de 60 milhões de reais, mas o Ministério dos Transportes já empenhou mais 110 mi”, revelou.
Thiago Caetano ressaltou que este trecho que será recuperado é estimado em torno de 200 quilômetros, mas se não houver nenhum contratempo neste segundo semestre o trabalho de restauração chegará ao município de Tarauacá.
Explicou que Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) recomenda que no primeiro quilômetro executado possa seja feito os ensaios pela empresa executora, com o acompanhamento da equipe de fiscalização do Dnit. Ele Informou que uma segunda frente de trabalho retomará o trabalho de restauração no trecho Tarauacá/Feijó, para garantir a trafegabilidade durante o período invernoso.
“Vamos aproveitar o verão para intensificar os serviços, para que o trecho entre Sena e Tarauacá, no Vale do Envira, possa ser terminado na primeira quinzena do mês de setembro” prevê.
Os moradores dos municípios de Manoel Urbano e Tarauacá bloquearam a rodovia na semana passada, porque estavam preocupados com a lentidão dos serviços executados pelas empresas CCL e LCM Construção e Comércio S.A.
Estas duas empresas mineiras ganharam quatro lotes que estão distribuídos num 408 quilômetros, mas o serviço de restauração da BR-364 está circunscrito ao trecho Sena Madureira\Rio Liberdade (no município de Tarauacá).
A obra orçada em R$ 230 milhões, mas o empenho do pagamento só é liberado, depois que os serviços executados. O custo por quilômetro recuperado é estimado em R$ 2 a R$ 2,5 milhões, conforme a planilha do custo médio geral de preço do Dnit, com a previsão de conclusão só em 2020.
Lote 01: Extensão de 78,55 km (entre Sena Madureira e Manoel Urbano); Valor do contrato de R$ 48.969.988,56; Empresa contratada: LCM CONSTRUÇÃO E COMERCIO S/A; Vigência do contrato até 05/12/2019;
Lote 02: Extensão de 75,15 km (entre Manoel Urbano e o rio Jurupari); Valor do contrato de R$ 42.770.962,24; Empresa contratada: LCM CONSTRUÇÃO E COMERCIO S/A; Vigência do contrato até 05/12/2019;
Lote 03: Extensão de 70,58 km (entre o rio Jurupari e Feijó); Valor do contrato de R$ 40.754.586,96; Empresa contratada: LCM CONSTRUÇÃO E COMERCIO S/A; Vigência do contrato até 05/12/2019;
Lote 04: Extensão de 90,28 km (entre Feijó e a Ugai/Tarauacá); Valor do contrato de R$ 49.925.915,44; Empresa contratada: CONSTRUTORA CENTRO LESTE ENGENHARIA LTDA; Vigência do contrato até 05/12/2019;
Lote 05: Extensão de 48,54 km (entre a Ugai/Tarauacá e o rio Gregório); Valor do contrato de R$ 26.708.586,96; Empresa contratada: CONSTRUTORA CENTRO LESTE ENGENHARIA LTDA; Vigência do contrato até 05/12/2019;
Lote 06: Extensão de 46,65 km (entre o rio Gregório e o rio Liberdade); Valor do contrato de R$ 30.137.094,66; Empresa contratada: CONSTRUTORA CENTRO LESTE ENGENHARIA LTDA; Vigência do contrato até 05/12/2019;
Valendo destacar que já existe na previsão orçamentária deste ano, a ser distribuído nas rodovias federais do estado do Acre, o total de R$ 134.534.082,00; havendo ainda possibilidade de reforço de empenho ao longo do ano de acordo com o avanço do cronograma e desembolso nos contratos vigentes, sendo as obras de Restauração da BR-364/AC consideradas como prioritárias para o Governo Federal.
Por fim informamos a toda sociedade que nos dias 12 e 19 de junho iniciarão as duas primeiras frentes de Restauração entre Sena Madureira e o rio Liberdade.
fonte www.jornalatribuna.com.br
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