No total, a rede de abastecimento atende 65 famílias das Aldeias Morada Nova, Paredão, Nova Vida e Shane Kaya.
“Um investimento que chegou para contribuir com o desenvolvimento destas comunidades, que ficam próximas da aérea urbana da cidade, porém consumiam a água diretamente do rio ou de pequenos igarapés, onde as poucas redes de abastecimentos que possuíam, não atendiam 10% de seus moradores”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
Foram executados os serviços de construções de poços, instalação de bombas e caixas d’água, coletas periódicas e orientação do uso racional dos recursos hídricos, na composição do programa Água para Todos, que conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social na aplicação de R$ 195 mil nas referidas aldeias.
“Cada sistema implantado possui um poço tubular de 16 metros, uma caixa de água de 2000 litros e cinco caixas individuais de 500 litros, com toda parte hidráulica e de bombeamento”, informa o diretor de operações do Depasa, David Bussons.
Carlos Brandão, representante do povo Shanenawa agradece os investimentos da gestão Tião Viana nas aldeias e comenta sobre a felicidade poder receber água tratada e os benefícios para à vida e à saúde das comunidades.
“Isso tudo vai além de ter água potável nas torneiras, representa mais saúde de todos, diminuindo o índice de doenças, como a diarreia, além de garantir o nosso abastecimento na época do verão, período que passávamos por muitas dificuldades para ter água pra beber, devido à seca do rio e das cacimbas”, disse Brandão.
Neste ano, o programa Água para Todos irá beneficiar até 185 famílias indígenas em comunidades de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Mâncio Lima, Jordão e Santa Rosa do Purus.
fonte www.agencia.ac.gov.br
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos