Dupla de acreanos vence campeonato internacional de Kung Fu em São Paulo



Chailton Menezes Ribeiro, 22, e Janilson Ferreira da Silva, 24, foram os grandes campeões do Brasil International Kung Fu Tournament 2012.

Chailton Menezes Ribeiro, 22, e Janilson Ferreira da Silva, 24, venceram o "Brasil International Kung Fu Tournament 2012"
Chailton Menezes Ribeiro, 22, e Janilson Ferreira da Silva, 24, venceram o "Brasil International Kung Fu Tournament 2012"
No último dia 15, a bandeira do Acre brilhou no lugar mais alto do pódio em um campeonato internacional de artes marciais. Os jovens acreanos Chailton Menezes Ribeiro, 22, e Janilson Ferreira da Silva, 24, foram os grandes campeões do Brasil International Kung Fu Tournament 2012.

O torneio internacional, que foi realizado no Ginásio Hebraica, em São Paulo reuniu 2.577 atletas do Brasil e do Exterior. O evento é considerado o maior neste seguimento esportivo e é realizado desde 2007.

Os atletas acreanos, os únicos dois representantes do Estado, ganharam medalhas folheada a ouro, troféus e uma premiação em dinheiro.

Para Gleison Figueiredo, professor dos atletas campeões, o resultado da competição internacional é uma resposta do Estado ao resto do mundo a respeito de competência e determinação. “Nós não estamos mostrando apenas ao Brasil que existimos, mas também ao mundo inteiro. É motivo de imensa alegria ver nossos alunos chegarem ao lugar mais alto do pódio”, diz.

Gleison Figueiredo que há mais de 15 anos trabalha profissionalmente ministrando a arte milenar chamada Kung Fu, diz que o resultado salutar dos dois atletas acreanos que agora ostentam os títulos de campeões internacionais é uma prova cabal do excelente nível técnico dos atletas do Acre.

“Não resta dúvida que nós temos qualidade e garra para conquistar os melhores resultados. O Acre não deixa nada a desejar a nenhum outro atleta do mundo. A despeito de todas as dificuldades, nossos atletas têm qualidade e determinação”, ressaltou.

Janilson Ferreira, bicampeão internacional, diz que o título valida toda a luta que eles enfrentaram para se manter praticando o esporte. Ele afirma que a vitória conquistada em São Paulo o faz acreditar cada vez mais no próprio potencial e amar ainda mais o Estado. “É uma alegria muito grande você conquistar um titulo desses. Eu sou grata a todas as pessoas que me ajudaram, sem alguns apoios esse sonho não seria possível”.

Para Chailton Menezes, que há 11 anos pratica Kung Fu, o título de campeão internacional é a maior conquista de sua vida até aqui. Ele diz que o esporte moldou sua vida e o faz tomar boas decisões. “Desde que comecei a praticar Kung Fu, muita coisa foi aprendida e conquistada. Eu sou grato aos meus professores, meu tio Laércio Menezes que me levou para o esporte e a todo o apoio recebido”, ressalta.

Durante a entrevista, os atletas falam em dificuldades, falta de apoio de alguns seguimentos, mas fazem questão de se mostrarem gratos ao governo do Estado que através da Secretaria de Esportes deu condições deles irem a São Paulo. “O Mário de Deus acreditou na gente e nos deu as passagens. O governador sempre nos incentivou e hoje estamos aqui para dizer para ele que ele não estava enganado a nosso respeito. Nós conseguimos colocar o Acre no lugar mais alto daquele pódio”, disse Chailton Menezes.

Glenilson Araújo, ex-professor dos campeões internacionais e um dos responsáveis pela difusão da arte marcial no Acre, esteve em São Paulo acompanhando o campeonato e não esconde a alegria da conquista dos jovens atletas. Sifu Nil, como é conhecido pelos alunos, diz que esta é uma vitória da força de vontade contra as dificuldades. Ele saliente que a força de vontade dos atletas foi o grande diferencial.

“É gratificante ver o resultado porque nós sabemos muito bem das dificuldades enfrentadas. Esses garotos já sentiram na pela o que é a falta de uniforme e equipamentos, mas hoje eles podem dizer que conhecem o gosto da vitória. Esses meninos aprenderam a serem solidários uns aos outros, a abdicar dos fins de semana para treinar e lutar sempre pelo que acreditam. Que isso sirva de motivação para todos os que amam o esporte”, disse.

Chailton e Janilson treinam há anos com o mesmo instrutor, Gleison Figueiredo, que mantêm duas turmas de alunos em treinamento constante no Centro Cultural Lydia Hames, no bairro Aeroporto Velho.  fonte      Agência ContilNet

Postar um comentário

0 Comentários