tarifa de energia elétrica ficará 8,80% mais cara no Acre, anuncia Aneel


O objetivo do reajuste é restabelecer anualmente o poder de compra da receita obtida por cada concessionária de energia.
Tarifa de energia elétrica é considerada um dos maiores problemas dos acreanos/Foto: Ilustração
Tarifa de energia elétrica é considerada um dos maiores problemas dos acreanos/Foto: Ilustração
A Eletrobras Distribuição Acre, com a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aplicará reajuste de 8,80% na tarifa de energia de seus consumidores a partir de 30 de novembro de 2012, para as contas referentes ao consumo de mês de dezembro de 2012.

Apesar da Aneel ter homologado a aplicação de 20,36% de Índice de Reajuste Tarifário (IRT), que é calculado mediante a aplicação do IRT sobre o valor das tarifas de energia elétrica em vigor, a Distribuidora, atuando de forma responsável e comprometida em promover a modicidade tarifária, postergou para novembro de 2013 o direito ao recebimento de compensações, o que possibilitou a aplicação de um reajuste tarifário menor do que o concedido pela Agência.

A Distribuidora informa aos consumidores que o reajuste é necessário para, primeiramente, efetuar o pagamento da compra de energia e encargos do setor elétrico, bem como a continuidade dos processos de modernização das instalações elétricas da empresa, ampliação da fiscalização contra perdas técnicas e comerciais (desvios e furtos de energia), realização de novos investimentos no reforço da confiabilidade dos serviços, na manutenção de equipamentos e no aprimoramento do atendimento ao consumidor.

Cabe à Aneel estabelecer um valor de tarifa que assegure ao consumidor o pagamento de um valor justo, como também garantir o equilíbrio econômico-financeiro das concessionárias de distribuição, para que possam manter a oferta do serviço com a qualidade, confiabilidade e continuidade necessárias. O objetivo do reajuste é restabelecer anualmente o poder de compra da receita obtida por cada concessionária de energia.

Fonte:

Postar um comentário

0 Comentários