Hoje 21 de dezembro de 2012 o mundo não acabou e nosso município completa mais um ano de historia, não sei se perceberam mais hoje pela manhã não houve a queima de fogos algo que era tradição todos os anos, com certeza também não haverá comemorações durante o dia e nem a noite, para os que ainda não perceberam nossa cidade este ano não teve ornamentação de natal, mesmo assim no coração de cada feijoense esta o orgulho de nossa terra que mesmo sendo abalado as vezes por conta da arrogância e do capitalismo de alguns continua evoluindo e crescendo, parabéns ao município parabéns a todos os feijoenses que fizeram e aos que fazem parte da historia desta cidade.
"William Silva"
Conheça um pouco sobre nosso município:
Feijó é um município brasileiro localizado na região central do estado do Acre. Sua população é de 32 261 habitantes, sendo o quinto município mais populoso do estado e sua área é de 24 202 km², sendo umas das maiores cidades brasileiras em área.
História
O município de Feijó tinha suas terras habitadas pelas tribos Jaminawás, kaxinauwás e Chacauwás. Com a chegada dos nordestinos à foz do rio Envira, em 1879, começou-se a desbravação da região, subindo os rios e igarapés, desmarcando os ‘seus’ lotes e terras e até ‘seringais’. No entanto, ocorreram vários conflitos na selva, entre os nordestinos e índios por conta da desocupação dessas áreas de terras, que pouco tempo depois transformaram-se em seringais. É neste contexto que surge à margem esquerda do rio Envira, o Seringal Porto Alegre que mais tarde deu origem ao município de Feijó.
Após alguns anos o seringal tornou-se um vilarejo, e aos 13 de maio de 1906, foi elevado a categoria de vila sob a denominação de Feijó, em homenagem ao Pe. Diogo Antônio Feijó, nome que se conserva até hoje. A instalação do município deu-se sob o decreto 968 de 21 de dezembro de 1938, sendo o governador do território do acre, o Sr. Dr. Epaminondas Martins e o Prefeito municipal o Sr. Raimundo Augusto de Araújo o primeiro prefeito feijoense.
[editar]Geografia
Limita ao norte com o Amazonas, ao sul com o Peru, a leste com os municípios de Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano e a oeste com os municípios de Tarauacá e Jordão.
A cidade está localizada na margem direita do Rio Envira, que é principal meio de escoamento de produção dos ribeirinhos, 5.640 ribeirinhos somente no rio Envira, que vivem em pequenas comunidades nas margens do rio, geralmente localizados bem longe do centro urbano. Como a maior parte dos rios amazônicos, o nível das águas é sazonal.
- População
Segundo dados de 2007, possuía 31.288 habitantes, na proporção de 50,26% urbana, cerca de 15.726 pessoas; e 49,74% rural, cerca de 15.562 pessoas. Da população rural, 11.225 habitantes[6] vivem nas margens dos rios que cortam o seu território, os chamados ribeirinhos. Possuindo uma densidade demográfica de 1,33 hab/km² em 2009.
[editar]Economia
Feijó é mais um município acreano que tem na administração pública a base da sua economia, o setor industrial se resume a pequenas industrias de móveis, cerâmicas e artefatos de cimento, e a agropecuária vem tornando-se parte significativa dessa composição, com o cultivo de bovino nas margens das rodovias. A esperança que com a reabertura total da BR-364, ligando a a capital Rio Branco a cidade de Cruzeiro do Sul, as perspectivas melhorem, com a diminuição do custo de vida e melhora dos serviços públicos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos