A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) disponibilizará, a partir do mês de março deste ano, 100 bolsas para estudantes acreanos que cursam as mais diversas áreas. O convênio será firmado diretamente entre a Capes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), sem interveniência de outras instituições.
Pelo convênio, a Fapac terá a liberdade de escolher a instituição para onde o aluno será encaminhado, que poderá ser a Coppe/UFRJ, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB) ou qualquer outra no Brasil e até no exterior, uma vez que o projeto deverá abarcar também estudos de Pós-Doutorado.
Essa informação foi dada pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, ao deputado Sibá Machado (PT-AC) que tem se mostrado um importante parceiro do MEC na área de pesquisa, desde que atenda as demandas da Universidade Federal do Acre (UFAc). “Pode selecionar os alunos que eu avalizo”, disse Guimarães ao deputado Sibá.
O deputado Sibá Machado, propôs que se faça uma espécie de “Ciência sem Fronteiras Nacional na Amazônia”, que consistiria na promoção de intercâmbios dentro do próprio país, em suas áreas de excelência, em contraposição ao programa da Presidente Dilma Roussef, que oferece bolsas para alunos brasileiros estudarem no exterior.
Jorge Guimarães disse que a Capes “terá o maior prazer em ajudar a empreitada no Acre” pois a formação de mestres e doutores atende também às necessidades regionais de expansão e fortalecimento da pesquisa na Região Amazônica, reiterando que “os estudantes do Acre não podem ficar sem bolsas”.
fonte: Voz do Acre.com
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos