METADE DA COMIDA DO MUNDO VAI PARA O LIXO

 
 
Um relatório de uma organização britânica indica que até metade de toda a comida produzida a cada ano no mundo, ou cerca de dois bilhões de toneladas, vão parar no lixo. O assunto é destaque nos principais jornais, telejornais e sites do mundo. É uma notícia grave e preocupante, uma vez que mostra que o desperdício ocorre, entre outras coisas, por uma preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos. O estudo diz que até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha sequer são colhidos por causa de sua aparência.

Desperdício de alimentos também implica em desperdício de recursos usados para a produção deles, como água, áreas para agricultura e energia, alerta o relatório. E, vale ressaltar, o desperdício é bem maior nos países ricos do que nos países pobres. A ONU prevê que até 2075 a população mundial chegue a 9,5 bilhões de pessoas, um acréscimo de 3 bilhões em relação à população atual, o que reforça a necessidade de se adotar uma estratégia para combater o desperdício de alimentos e, assim, tentar evitar o aumento da fome no mundo.

A fome é o mais grave problema da humanidade e é um absurdo, para o dizer o mínimo, que o equivalente a entre 30% e 50% dos alimentos produzidos por ano, ou seja, entre 1,2 bilhão e 2 bilhões de toneladas, nunca são ingeridos. Além disso, nos Estados Unidos e na Europa, metade da comida que é comprada acaba sendo jogada fora. Outro dado grave do relatório: atualmente 550 bilhões de metros cúbicos de água estão sendo desperdiçados na produção de alimentos que vão para o lixo. Em um mundo que só cresce, onde as reservas naturais estão cada vez mais escassas e a fome assola milhares de famílias, esses dados nos mostram que estamos no caminho errado. E que precisamos de medidas urgentes para minimizar dois gravíssimos problemas: a fome e o desperdício de comida. (Com informações da BBC Brasil)
 
 

Postar um comentário

0 Comentários