Após acidente, homem tem dedos dos pés implantados na mão

Durante uma corrida de motos em julho de 2011, o motoqueiro Jonas Barber perdeu quase todos os dedos da mão direita (exceto o polegar e o dedo mínimo) quando acertou outro corredor a quase 130 km/h. Médicos tentaram reimplantá-los sem sucesso, e apenas em março do ano seguinte encontraram uma solução par Barber, que veio a um preço: tiveram que usar os dedos de seus pés.
Pais descobrem que filha morreu por receber pulmão de um fumante

“Eles não são as coisas mais bonitas do mundo, mas eu realmente não me importo”, conta o motoqueiro. “Tudo o que importa é que eu tenho algumas das funções de minha mão de volta”. Onde antes havia dois, hoje há quatro dedos, e ele consegue manipular objetos com muito mais facilidade.

O maior transplante de rosto já feito

Com o segundo dedo (o mais apropriado para a substituição, já que é longo e flexível) removido e transplantado para a mão, o pé tem de ser estreitado e, embora tenha sido um procedimento de impacto, não chegou a comprometer sua mobilidade.

Menina de 10 anos recebe transplante de veia feita com suas células-tronco

Em alguns meses, osso, tendões, nervos e vasos sanguíneos já estavam reconectados, quase como se os dedos dos pés sempre tivessem estado na mão. “No começo não havia muita dor, mas conforme a recuperação avança, os nervos se juntam e começa a doer”, conta Barber.

Quase um ano após a cirurgia, ele pretende voltar às pistas, possivelmente já em 2014.[Daily Mail UK] [Hand Surgery]