Família denuncia suposta negligência em morte de garoto de 13 anos no AC


Acre Franklyn da Silva, de 13 anos, faleceu no dia 12 de janeiro (Foto: Arquivo Pessoal)A família de Franklyn Silva de Oliveira, de 13 anos, não se conforma com o falecimento do garoto ocorrido no dia 12 de janeiro deste ano em Rio Branco. Para os familiares, a causa do óbito foi um suposto caso de negligência médica pelo Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira onde o menino deu entrada no dia 9 de janeiro. Franklyn teria tido reação a um medicamento aplicado no local.
Segundo o pai do garoto, Cipriano de Oliveira, de 36 anos, Franklyn apresentava problemas cardíacos desde a infância, porém levava uma vida normal. Ele deu entrada no hospital com um caso de vômito e, após tomar um remédio no hospital, piorou.
"Ele foi para o hospital porque estava com problema de vômito e tomou um remédio lá, conhecido como plasil. Com esse remédio, ele começou a passar mal. De repente, transferiram ele de Sena Madureira para Rio Branco e nessas alturas, ele veio na ambulância já vomitando sangue", explica o pai.
Segundo a mãe, Maria das Dores da Silva, de 43 anos, o garoto faleceu logo que chegou na capital acreana. "Na hora da morte, ele ainda falou comigo. Em Rio Branco, todos os médicos tentaram salvá-lo, mas não tinha mais como", diz.
A família registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Geral de Sena Madureira. Segundo o delegado do município, Antônio Alcestes, a polícia abriu o inquérito e está apurando o ocorrido. "A investigação ainda está muito inicial, mas a gente observa que houve algum tipo de negligência", afirma.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da assessoria de comunicação, informou que não foi notificada sobre nenhum tipo de denúncia, mas deve se pronunciar sobre o caso logo que seja informada.  
fonte g1