Broca de dentista se solta e vai parar em nariz de paciente

Paciente exibe raio-X de broca  (Foto: Marinaldo Silva/ Arquivo pessoal )
O jovem Gleidson da Silva Araújo, de 22 anos, será submetido a um procedimento na próxima sexta-feira (13) para a retirada de uma broca que foi parar em seu nariz, durante a restauração de um dente no posto de saúdeCelso Lima Verde, no bairro do Remanso, emCruzeiro do Sul (AC), na sexta-feira (6). O rapaz conta que mesmo com o objeto no rosto, foi liberado pela dentista que o atendeu. Um raio-X feito na mesma unidade revelou a localização da broca.
Gleidson relata que chegou ao local sentindo apenas uma dor no dente e queria extraí-lo, mas a dentista informou que apenas uma restauração era necessária. Durante o procedimento, ele afirma que a broca se soltou e ouviu quando a profissional disse que o objeto havia sumido.
“Ela começou a fazer o processo, até que disseque o objeto tinha sumido. Eu perguntei o que tinha sumido e ela não respondeu, então, meu nariz começou a sangrar muito. A dentista me chamou até de mole. Quando eu saí da sala, comecei a sentir o ferro no meu nariz e falta de ar. Questionei sobre o que havia acontecido, ela me respondeu que tinha sido uma broca, mas que eu não corria risco e que ia apenas me incomodar", disse o jovem.
Segundo ele, a profissional tratou o caso com tranquilidade e o encaminhou para o Hospital do Juruá, onde um raio-X deveria ser feito apenas nesta segunda-feira (9). No entanto, sem conseguir respirar direito ele decidiu procurar a unidade de saúde ainda na sexta-feira (6). “Isso incomoda 24 horas, eu fico perdendo minha respiração.Estava com um problema tão leve e agora estou com algo sério assim. Eu não tenho condições de me manter na cidade", conta ele que vive em uma comunidade ribeirinha do município.
Responsável pelo procedimento, a dentista Jaqueline Rebouças afirma que o incidente foi ocasionado por uma falha no equipamento do posto de saúde. Segundo ela, a broca se soltou da caneta cirúrgica.
“Fixei a broca na caneta cirúrgica utilizada no consultório e fui fazendo a secção do dente, enquanto isso a broca se soltou, devido a um defeito que está na caneta. Eu pedi para ele cuspir, pois ele podia ter deglutido, mas não havia acontecido isso, ele me falou que estava sentindo algo no nariz, e eu deduzi que fosse a broca”, esclareceu.
A dentista explicou que fez a lavagem do local com soro, e prescreveu o medicamento e encaminhamento para o médico bucomaxilo no Hospital do Juruá, para que a cirurgia fosse realizada. Ela conta que pediu para o paciente retornar nesta segunda-feira ao consultório no posto de saúde para avaliar a situação.

“Eu expliquei para ele tudo que tinha acontecido, que nós temos uma cavidade nessa localidade, meio oca, que a gente chama de seio maxilar, que o dente dele estava em comunicação com essa cavidade, por isso que a broca soltou e saiu. Em momento nenhum eu escondi isso dele. Dei o encaminhamento para ele marcar a cirurgia e retornar na segunda-feira ao consultório para que eu avaliasse como estava”, complementou a dentista.
A dentista ressaltou que o caso não é grave, sendo possível a espera da cirurgia até sexta-feira (13).
fonte g1