Projeto 'Mão Jovem' recebe apoio do Criança Esperança no Acre

Projeto atende cerca de 120 pessoas por mês (Foto: Divulgação/IFA)
Com o objetivo de capacitar a população rural e indígena, em especial os jovens, surgiu em 2002 o Instituto Feijó Acre (Ifa) no município de Feijó, a 400 km da capital Rio Branco. Por meio do projeto "Mão Jovem", beneficiado pelo Criança Esperança, crianças e adolescentes da Zona Rural, e de etnias indígenas, recebem formação e capacitação.
O projeto oferece cursos de informática, aulas de violão, além de oficinas profissionalizantes para o mundo do trabalho nas áreas de comunicação, inclusão digital, cinema, atividades culturais e artesanais.
O Ifa é responsável ainda pela primeira Escola Indígena de Música do Acre e trabalha com a consciência ambiental: o artesanato é feito com reaproveitamento de madeira. O Coordenador do Instituto Feijó, Jarbas Dourado, explica que cerca de 120 jovens são capacitados todos os meses, “De janeiro até hoje, atendemos cerca de 2 mil pessoas, tanto da Zona Urbana como da Zona Rural”, diz
O Instituto promove ainda a defesa do meio ambiente, oferece assistência social e de saúde para a população mais necessitada, como os ribeirinhos do rio Envira. O projeto “Mão Jovem” beneficia pessoas de 10 a 60 anos de idade e realiza visitas a aldeias, nas quais são levados laboratórios de informática com aulas todos os dias.
Jovens recebem capacitação no projeto Mão Jovem, em Feijó  (Foto: Divulgação/IFA)
Sobre o apoio do Criança Esperança, Dourado conta que não é a primeira vez que o projeto é contemplado. “A primeira vez que tivemos projetos apoiados pelo Criança  Esperança foi em 2006, 2012 e agora em 2014. Se não fosse o apoio do Criança  Esperança o Ifa já teria fechado suas ações, por falta de apoio", destacou.
Sobre o projeto
Criança Esperança é uma campanha da Globo com a Unesco em parceria com milhões de brasileiros e há 29 anos cria oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens.
Todos os anos, a população tem a oportunidade de realizar doações para a UNESCO, responsável por administrar esses recursos e selecionar projetos em todo Brasil. Só este ano, 103 projetos estão sendo beneficiados pela Criança Esperança, além dos quatro Espaços Criança Esperança localizados no Rio de JaneiroSão PauloBelo Horizonte e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.
É possível fazer doações durante todo o ano, em qualquer casa lotérica do país, ou ainda,  pelo site do Criança Esperança (www.criancaesperanca.com.br).
fonte  http://redeglobo.globo.com/