O rompimento de cabos de fibra ótica deixou clientes das operadoras de telefonia Vivo e Oi sem serviços nesta segunda-feira (1). O problema na Vivo durou cerca de 5 horas e foi registrado pela parte da manhã. Já a Oi deixou parte do Acre sem acesso à internet durante toda a tarde. Em nota enviada ao G1, a Vivo informou que os serviços de voz e internet da empresa foram normalizados por volta das 12h55 (horário local). "Clientes do estado encontraram dificuldades para fazer e receber ligações, bem como para acessar a web, devido a um rompimento de cabo de fibra ótica alugado de terceiros", diz a nota. Logo que o problema ocorreu, segundo a Vivo, atuou para normalização da situação no menor prazo possível. Cliente Vivo desde 2006, o analista de sistemas Marcos Araújo, de 21 anos, reclamou da qualidade do serviço prestado pela empresa. "A falta de cobertura 3G e de sinal de telefone começaram logo às 7 h. Ficar sem internet já é problemático, ficar sem internet e celular é mais ainda. Atrasa a vida. Nos tornamos cada vez mais dependentes dos celulares e as empresas telefônicas parecem não se dar conta, julgando pela qualidade do serviço prestado", criticou. Procurada pela reportagem, a Oi informou que dois cabos se romperam durantes "obras de terceiros"em Goianópolis (GO), e em Rondonópolis (MT). A Oi informa que dois incidentes, provocados por terceiros, ocasionaram duplo rompimento de cabo de fibra ótica em Goianápolis (GO) e Rondonópolis (MT), afetando o serviço de comunicação de dados de clientes do Acre na tarde desta segunda-feira (1/9). Imediatamente equipes técnicas foram acionadas e a previsão de restabelecimento é até o final da tarde de hoje”. fonte www.agazeta.ne g1