Concurso da Polícia Federal é suspenso pela Justiça de Minas Gerais; saiba por que

Com inscrições encerradas domingo (26), o concurso da Polícia Federal (PF) foi suspenso segunda-feira (27), "em cumprimento à decisão proferida nos autos da Ação Civil Pública n.º 2002.38.03.000070-8/1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Uberlândia/MG", conforme comunicado disponível no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), organizadora do certame.
De acordo com informações da assessoria, a decisão obriga a Polícia Federal a "adaptar o exame de aptidão física e do curso de formação profissional às necessidades do candidato com deficiência; avaliar, no curso do estágio probatório, a compatibilidade das deficiências apresentadas pelo candidato com as atribuições do cargo; e que as condições clínicas, sinais ou sintomas previstos como causa de incapacidade e inaptidão para exercício da função, não sejam determinantes para exclusão imediata do candidato com deficiência, devendo a incompatibilidade ser aferida durante o estágio probatório".
O comunicado emitido pelo Cespe/UnB informa que "novas informações referentes ao concurso serão divulgadas no endereço eletrônicohttp://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_14_agente em data oportuna". Procurada, a assessoria da Cespe/UnB apenas reiterou a informação.
A seleção da PF ofereceu 600 vagas para o cargo de agente. Deste total, foram reservadas 30 para pessoas com deficiência e 120 para negros. As inscrições iniciaram no dia 6 de outubro. O salário oferecido foi de R$ 7.514,33 para uma carga horária de 40 horas semanais, em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Os estados contemplados foram, preferencialmente, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima, além das unidades de fronteira.
fonte  www.contilnetnoticias.com.