O nível do Rio Tarauacá subiu 50 centímetros em seis horas


O nível do Rio Tarauacá subiu 50 centímetros em seis horas e já atingiu a marca de 11,20 metros, de acordo com medição das 18h, deste sábado (24), feita pela Defesa Civil Estadual. Na medição anterior, as águas marcavam 10,70 metros. Quatro famílias estão desabrigadas, de acordo com o prefeito de Tarauacá, município distante 400 km de Rio Branco, Rodrigo Damasceno. A cota de transbordamento é de 9,50 metros.
O número de desabrigados continuam. São quatro famílias, que dá ao todo 25 pessoas. Elas estão no abrigo municipal que nós temos numa uma creche", diz o prefeito. Ao G1, Damasceno explicou que, devido à elevação das residências nas ruas Praia e Triângulo, as primeiras atingidas pela cheia, não houve a necessidade da retirada de mais famílias.
Em Sena Madureira, distante 145 km da capital, o Rio Iaco, que também transbordou, atingiu 15,88 metros, às 18h, apresentando vazante de um centímetro, informa a Defesa Civil. Na tarde deste sábado, o nível chegou a 15,89 metros. "Diminuiu a cheia dele. Tinha uma família que estava desabrigada, e mais três famílias foram removidas para a casa de familiares", afirma o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.
Já em Rio Branco, o Rio Acre chegou aos 12,78 metros, também às 18h. Às 12h, as águas marcavam 12,70 metros, representando uma subida de oito centímetros em seis horas. "Existe a previsão de chuvas moderadas na região das bacias dos nossos rios. Por isso, existe a possibilidade deles ficarem nessa oscilação", finaliza Batista.
fonte g