Detentos fogem de presídio em Cruzeiro do Sul

Seis presos fugiram da Unidade Penitenciária Manoel Néry da Silva, em Cruzeiro do Sul, distante 648 km de Rio Branco, na madrugada deste domingo (24). A informação foi confirmada pela Polícia Militar do município. A fuga ocorreu no Pavilhão E, que abriga reeducandos que cumprem pena no regime fechado. Dois dos seis fugitivos são considerados de alta periculosidade, diz polícia.
De acordo com a Polícia Militar, a suspeita inicial é que os presos teriam cortado a grade de uma das celas utilizando uma serra. Em seguida, teriam serrado os cadeados de outras duas celas. Um dos fugitivos cumpria pena por homicídio no município de Tarauacá
Seis detentos fugiram de presídio em Cruzeiro do Sul (Foto: Arquivo da Polícia)
Ainda segundo a polícia, após cortarem uma outra grade do pavilhão para ter acesso ao muro de contenção, os presos escalaram com a ajuda de uma “teresa” – corda feita com pedaços de tecido. A PM informou ainda que equipes estão realizando buscas, sobretudo, nas proximidades do Rio Moa.
De acordo com o diretor do presídio, José Raimundo, a direção havia recebido uma denúncia de que uma fuga seria empreendida. Ele explicou que após a suspeita, todas as medidas para impedir uma fuga foram tomadas dentro da unidade prisional.
“Após a denúncia, fizemos uma vistoria no pavilhão E na segunda-feira [18], na terça [19] foi feita a contagem de presos e todos estavam lá. Na quarta [20] houve a visita íntima, na quinta [21] e sexta [22] tudo estava normal. No sábado [23] foi dia de visita de familiares. A fuga ocorreu de sábado para domingo. As visitas podem ter ajudado esses presos”, suspeita.
Raimundo diz ainda que dois dos seis detentos que fugiram são de alta periculosidade, Thiego Lima de Almeida que foi transferido de Rio Branco para Cruzeiro do Sul, acusado de latrocínio, e Marcílio Eneas Correia, conhecido como "Sequestrador", que é acusado de matar o filho de um comerciante em Tarauacá. Além destes, estão foragidos também Elivânio Feitosa Moura, Alerimar Santos de Araújo e Edson Chagas de Souza, que respondem por tráfico de drogas, e João Moreira, conhecido como “João Balseiro”, que responde por assalto.
Foi aberto um processo administrativo para investigar como ocorreu a fuga. A direção não informou quantos agentes penitenciários estavam de plantão no momento da fuga.
Presos usaram Teresas para escapar da unidade prisional (Foto: Arquivo Pessoal)
O diretor do presídio pede ajuda à população para quem tiver alguma informação do paradeiro dos presidiários que denuncie à direção do presídio ou ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp). “A população pode ligar para a penitenciária pelo no número (68) 3322-7412 ou para o Ciosp, no 190. Toda ajuda será bem-vinda. Estamos com todo o efetivo da polícia envolvido para capturar esses fugitivos", finalizou.
fonte http://g1.globo.com/