Mutilação genital feminina: uma tradição que corre o mundo

A foto ao lado foi tirada em 1987 e, apesar de não ser recente, ainda é o retrato da dor de mais de 3 milhões de meninas e mulheres espalhadas pelo mundo que são submetidas ao procedimento de mutilação genital feminina por ano, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A tradição milenar consiste em cortar partes do clitóris e dos pequenos e grandes lábios da vagina. O objetivo principal é tornar a mulher “mais pura” após o ato, privando-a do direito ao prazer sexual.
O ritual se concentra em 29 países entre o continente africano e o Oriente Médio e é visto como uma garantia de honra e obediência ao marido. A maioria dos homens dessas localidades só se casa com mulheres que preservam a tradição.
Em grande parte dos locais, a cirurgia é realizada sem anestesia e o corte é feito a navalhas, tesouras, cacos de vidro ou lâminas de barbear, sem nenhuma higiene. Além de ser realizada por uma pessoa comum, geralmente uma parteira tradicional do vilarejo, sem nenhuma formação médica.
A circuncisão ocorre, normalmente, em meninas a partir dos 5 até os 15 anos de idade. Mas há casos de mulheres adultas e casadas que também são sujeitas ao ritual, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
As sequelas deixadas pela cirurgia persistirão por toda a vida. Depois da operação, a pele da vagina é costurada, deixando apenas um pequeno orifício para que as meninas possam urinar e menstruar. As meninas ficam “costuradas” até o casamento. Mas terão relações sexuais dolorosas.
Existe também uma crença de que as mulheres precisam ter passado pela mutilação para ter bebês, porém, para algumas, a cirurgia pode causar infertilidade e grandes complicações no parto, além de causar hemorragia grave e infecções.
Segundo a Unicef, entre os países do nordeste africano, a Somália tem os números de casos mais chocantes: 98% das mulheres entre 15 e 49 anos já tiveram vagina mutilada. Guiné-Bissau tem o segundo maior dado, 96%. Djibouti e Egito têm, respectivamente, 93% e 91% da população feminina operada. Em Eritreia e no Mali, o número chega a 89%. Em Serra Leoa e no Sudão, na África Oriental, a prevalência é de 88%.
Cerca de 130 milhões de meninas e mulheres já passaram pelo procedimento. Se a tradição continuar, outras 30 milhões poderão ser mutiladas nos próximos 10 anos.
De acordo com o jornal Egyptian Streets, apenas 30% das mulheres egípcias casadas acreditam que a prática deveria ser proibida, mais da metade é a favor do procedimento por motivos religiosos. No Egito, a maioria das mulheres é submetida à mutilação entre as idades de 9 e 12 anos, com apenas 31% das operações conduzidas por médicos, segundo Adel Adawy, ministro da Saúde do país.
Acredita-se que o procedimento tenha surgido ainda na época dos faraós e ao longo do tempo tenha se disseminado por vários países, até ser praticado por religiosos extremistas.
Ainda há muitas contradições se a prática é tolerada pelo Islã ou não. Alguns a condenam, outros a defendem como o “triunfo da mulher”. Mas será que algo que traz mais marcas negativas que positivas deve ser preservado em nome da tradição e da religião?
fonte  http://www.universal.org/