Presídios do Acre devem receber equipamentos de inspeção para banir revista vexatória

 prática da revista vexatória está com os dias contados nos presídios do Acre. Segundo matéria veiculada na Agência Brasil, o Governo Federal garantiu R$ 17 milhões em investimentos para por fim às revistas e aumentar a segurança nas prisões brasileiras. O Ministério da Justiça (MJ) doou equipamentos de inspeção eletrônica a todos os Estados e ao Distrito Federal.
A previsão é que até o final de fevereiro, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) irá entregar o terceiro lote de equipamentos destinados a estabelecimentos penitenciários, incluindo o Acre. Serão doados, ao todo, 121 esteiras de raio X, 564 portais detectores de metal, 2.614 detectores manuais de metal e 1.120 detectores de metal tipo banqueta.
O propósito da ação é eliminar a prática da revista vexatória, que são motivo de vergonha e constrangimento, nos presídios. Na resolução nº 5 de 2014, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomenda a extinção da revista vexatória.
Além de ceder os equipamentos, o Depen, por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), segue capacitando agentes penitenciários das 27 unidades da Federação para que operarem os equipamentos, com ênfase nas aulas sobre procedimentos de revista humanizada.
fonte   www.ac24horas.com