COM ESTERCO DE VACA, APOSENTADO PRODUZ GÁS DE COZINHA EM CRUZEIRO DO SUL

O aposentado Roseno Alves Magalhães, de 61 anos, há um ano começou a produzir gás de cozinha, para seu próprio consumo, a partir de esterco de vaca, e desde então não utiliza mais botijas de gás. O homem, que reside no Bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul (AC), descobriu que há muito tempo, a técnica era utilizada no nordeste do Brasil, e com a ajuda de um técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciou o processo de fabricação, conhecido por G.E.E. (Gás de Efeito Estufa).
Foram mais de cinco tentativas até dá certo. A técnica utiliza o esterco animal, produzindo o gás metano (CH4), que se forma a partir da fermentação de resíduos orgânicos pela ação de bactérias. O esterco é colocado nos biodigestores, uma espécie de fosso, onde acontece todo processo.
Com esterco de vaca, aposentado produz gás de cozinha 1De acordo com Roseno Magalhães, foi necessário encher o fosso com cinco tambores, de 200 litros de esterco, para dar início a produção do gás.
“O mais difícil só foi no início, agora só é necessário uma vez por semana colocar um balde de esterco para dois baldes de água, para assim renovar as bactérias e continuar produzindo o metano”, explicou.
O aposentado tem duas vacas que além de utilizar para a produção do esterco, oferecem diariamente oito litros de leite. Segundo ele, o biodigestor além de fornecer o gás para cozinha, ainda fornece biofertilizante, usado na horta e em outros tipos de plantas, e ainda é uma forma de colaborar com a preservação do planeta. “Nada de agrotóxicos, nada de fertilizantes químicos. Tudo é natural”, completou Roseno.
Com esterco de vaca, aposentado produz gás de cozinha 2O custo para o aposentado montar a estrutura para fabricação do biogás foi de apenas R$1500, e agora ele só pede a ajuda das autoridades, para repassar esse projeto artesanal para os pequenos produtores.
“A secretarias de apoio a agricultura familiar deveriam levar isso ao pequeno produtor, e ajudar com material. Eu gastei R$1500 para ter gás para toda vida”, finalizou.
fonte  Fatos & Noticias do Acre

Postar um comentário

0 Comentários