Ao G1, o governo do Acre disse que o governador participou do evento como professor convidado e negou que o trecho apagado da postagem se referisse a algum tipo de intervenção de Viana para conseguir recursos públicos para a instituição privada.
“Em um momento ele mostrou para o Ministério da Saúde a importância de termos um centro desses aqui, na intenção de que fosse trazido para a estrutura pública. Não foi feito e ele foi prestigiar uma iniciativa privada que trouxe para cá”, enfatiza a secretária de Comunicação, Andréa Zílio.
A Uninorte, por meio da assessoria de imprensa, informou que Centro de Simulação Realística foi feito pela instituição. "É um investimento totalmente particular, não tem nada a ver com o governo", disse. A faculdade afirmou que esse é o primeiro centro do estado e que é um dos mais modernos da Região Norte.
Um print mostra a primeira postagem feita pelo governador. Na publicação inicial, Viana teria escrito: "Há quatro anos visitei o ministro Padilha e pedi ajuda para termos esse simulador". Mas, após a revolta dos internautas, que teriam entendido que o pedido teria sido feito para a beneficiar a instituição particular, a publicação foi alterada e esse trecho foi deletado.
Com a alteração, a publicação ficou sem o trecho em que Viana fala do contato que fez com o ministro. "Acompanho agora a inauguração do Centro de Simulação Realística da Uninorte, aqui em Rio Branco. Meu sentimento é de tripla alegria: como governador, médico e professor do curso de medicina. Aqui temos a era da robótica, um salto de dez anos na medicina no estado. Esse é primeiro simulador da Amazônia de um padrão superior. Reflete o esforço e as boas alianças que essa instituição soube fazer. É o desafio de educação do nosso tempo", disse Viana.
Entre os comentários, estavam críticas sobre a suposta ajuda que teria sido dada pelo governador à instituição particular, sendo que, segundo os comentaristas, a Universidade Federal do Acre (Ufac), onde Viana é professor, não conta com esse equipamento.
"Que bom seria se a Universidade Federal do Acre, onde inclusive o senhor é professor há anos, pelo menos no papel, pudesse contar com todo esse seu esforço inclusive com autoridades federais. Há anos enfrentamos muitos problemas e nem mesmo um material digno pra aulas práticas de anatomia e histologia nós tínhamos. Parabéns pelo esforço", disse um dos comentaristas que teve seu comentário replicado por outros.
Teve ainda quem defendeu a postagem de Viana e afirmou que não passava de interpretação errada. "Acho que temos uma interpretação forçada aqui, pra não dizer maldosa. Pelo que assimilei, ele disse que pediu o equipamento ao Ministério, apenas. Não disse para quem e, muito menos, que é o equipamento da Uninorte. Na condição de fotógrafo, estava presente na inauguração e lá ficou bem claro que trata-se de um investimento privado", comentou um internauta.
fonte g1.globo.com
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos