Ao G1, a A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que a convocação dos candidatos deverá ocorrer gradativamente. "Contudo, ressalta-se que se dará respeitando o limite prudencial e a disponibilidade orçamentária", pontua.
Eles acreditam que a convocação supriria as vagas que devem ser abertas após o Ministério Público do Acre (MP-AC) recomendar a demissão de 380 servidores públicos com contratos vencidos no Acre. Desse total, 277 são da Saúde.
"Somos contra as demissões desses servidores irregulares, mas o que nos deixa felizes é que os pais e mães de família que passaram nesse concurso de 2013 estão tendo a esperança de serem chamados. A nossa intenção é ter uma resposta favorável quanto a isso", diz Smaily Silva, enfermeiro que passou no concurso em 2013.
Rosicleide Fernandes, de 37 anos, diz que passou no concurso e também está na lista dos demitidos da Saúde. Ela conta que muitos que serão exonerados estão nna lista de espera. "Perdemos nosso emprego e estamos a mercê do governo. Porque 60% dos que estão aqui estão na lista de espera do concurso. Eu trabalho no hospital há 12 anos e tem enfermeiro que tem de 2 a 3 escalas" reclama a técnica em enfermagem.
Entenda o caso
O Ministério Público do Acre (MP-AC) recomendou ao governo do estado a rescisão de ao menos 380 servidores que têm contrato temporário. Segundo o órgão, eles estariam trabalhando de forma irregular, já que os prazos contratuais extrapolaram o prazo de 12 meses.
A recomendação foi expedida no dia 16 de janeiro e deveria ser cumprida em até 45 dias a partir da data de recebimento. Ao G1, a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, confirmou o recebimento da recomendação e afirmou que o documento foi encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para análise.
“Estamos tomando as medidas e analisando. Vamos cumprir a recomendação do MP-AC e estamos aguardando orientação da PGE", disse a secretaria Sawana.
Os servidores que devem ser exonerados exercem funções em diversas secretarias e autarquias como Educação, Esporte, Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e Instituto Socioeducativo.
fonte g1.globo.com
0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos