Os procedimentos para a retirada dos órgãos começaram ainda no domingo (19), mas os transplantes de fígado e rins ocorreram na madrugada desta segunda (20) e pela manhã foram transplantadas as córneas. Conforme a Saúde, com a doação o Acre registra um total de 11 transplantes, sendo três córneas, quatro fígados e quatro rins.
"Quando a família decidiu pela doação nós começamos a preparar toda a logística de centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), material e equipe. A retirada foi feita na tarde de domingo e imediatamente começamos o implante. O fígado foi o primeiro pois tem um tempo de validade menor", explica.
A coordenador diz que é comum uma mesma pessoa fazer tantas doações e afirma que um mesmo doador pode salvar até oito pessoas. Regiane diz que em um futuro próximo o estado vai poder fazer a retirada de outros órgãos como o pâncreas, coração e pulmão. Porém, diz que o índice de famílias que se recusam a autorizar a doação de parentes ainda é alta.
"Estamos mostrando aos poucos o nosso trabalho para a comunidade e as pessoas vão entendendo o valor e o poder que elas possuem em mãos quando se trata de doação de órgãos. Para ser um doador não precisa deixar nada escrito, apenas avisar à família. Justamente temos uma central de transplantes que buscam esses doadores e acolhem essa família", explica.
Quanto a identidade do doador, a coordenadora explica que o homem fazia parte de uma facção criminosa e a família teme sofrer represálias caso seja identificada. Além disso, diz que a medida também busca resguardar as pessoas que receberam os órgãos.
"A família não quer se expor, tem muito medo. Em uma cidade pequena é importante preservar até mesmo a pessoa que recebeu. É importante preservar a identidade do doador e receptor para que não haja nenhum problema para ninguém", finaliza.
fonte g1.globo.com

0 Comentários
Caros Leitores do Giro Feijó a seção de comentários e para quem quiser falar sobre as noticias aqui postadas ou quem tiver alguma reclamação , matéria e informação que queira nos passar, fica aqui este espaço aberto a toda a população.
Observação: nos do Giro feijo não nos responsabilizamos por comentarios de natureza ofensiva contra cidadãos ou politicos