Com cartazes, acadêmicos fazem protesto na Ufac após estupro de aluna de pedagogia

Com cartazes e palavras de ordem, acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) fizeram um protesto, na tarde desta sexta-feira (18), após o caso do estupro de uma aluna do curso de pedagogia na última segunda (14). Entre os pedidos está mais segurança no campus e combate à violência contra a mulher.
O estupro foi confirmado pela instituição, que informou que todo o apoio de saúde foi dado para acadêmica. Um boletim de ocorrência foi registrado e as câmeras de segurança estão sendo analisadas. Os estudantes fecharam a entrada da Ufac por volta de 16h e afirmavam que iriam permanecer no local por meia-hora. A Ufac divulgou uma nota de repúdio (veja abaixo) sobre o caso.
“O caso divulgado foi o que motivou e fez com que a gente se reunisse, mas a gente está aqui hoje para falar principalmente sobre violência de gênero, cultura de estupro, sobre nós mulheres não nos sentirmos seguras. A gente não se sente segura na universidade, na rua e nem em casa, pois a nossa cultura permite que casos de estupro acontecem, que casos de violência aconteçam, casos de assédio”, lamenta a estudante Ana Luiza que participou da manifestação.
Durante protesto estudantes carregaram faixas com a palavra luto e vestiram preto (Foto: Ana Clara Menezes/Arquivo Pessoal)
Algumas estudantes seguraram cartazes escrito “luto” e usaram a hashtag #PodiaSerEu. Além da confecção de cartazes e manifestação no bloco da reitoria, o grupo também fez um ato no Restaurante Universitário (RU) e no bloco do curso de artes cênicas na tarde desta sexta (18). A maioria usou camisas pretas.
“Quando acontece um caso que chama a atenção a gente percebe que a violência é grande e o problema é bem mais embaixo. É um problema estrutural, social, histórico e cultural e temos que trabalhar isso dentro da universidade. A gente está aqui reunido para tentar compreender que esse caso não é isolado. Esse debate é profundo. A gente tem que entender as questões de violência de gênero e violência contra a mulher que permeiam isso”, destaca Ana.
Estudantes fizeram cartazes e vestiram preto  (Foto: Ana Clara Menezes/Arquivo Pessoal)
A estudante relatou ainda, que para organizar a manifestação, criaram um grupo no Whatsapp onde outras mulheres relataram vários casos e violência e assédio por parte de professores, colegas e até familiares dentro de casa.
“Esse debate tem que ser constante porque as violências estão presentes em todos os nossos meios e a universidade que deveria ser um lugar para a gente estudar e alcançar um futuro melhor é um espaço que também violenta a gente. A gente não se sente segura porque a violência de gênero é muito grande”, lamenta a acadêmica.
fonte  g1.globo.com

Postar um comentário

0 Comentários